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Levantamento mostra que time ocupou 9,3% do tempo dedicado por emissoras ao Brasileiro-02
"Comercial" corintiano na TV custou R$ 409 mi
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
O Corinthians foi o campeão
brasileiro da televisão no ano passado. Levantamento da empresa
de pesquisas esportivas Informídia, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que o vice-campeão nacional monopolizou 9,3%
das exibições dedicadas pela TV a
todos os 26 clubes durante o
Campeonato Brasileiro de 2002.
Ao todo, o Corinthians, que jogou 31 vezes no Brasileiro, teve 117
exibições, incluindo partidas ao
vivo, VTs (reprises na íntegra) e
compactos na Globo, Record,
Sportv e no sistema "pay-per-view" da Net e Sky. Só na Globo,
foram 19 jogos ao vivo.
Se fosse pagar pelos 672.983 segundos que ocupou, o Corinthians teria que desembolsar R$
409 milhões, pelo preço de tabela
das emissoras por comerciais de
30 segundos. Esse valor equivale a
15% do total que seria pago pelos
clubes caso o espaço ocupado por
eles fosse cobrado. Embora fictício, esse dado serve para dimensionar o potencial comercial da
camisa do clube, pois mostra a penetração territorial do time. O Corinthians teve maior número de
jogos exibidos em praças mais
importantes e pela principal rede
do que os demais competidores.
O Santos, campeão brasileiro
em campo, ficou em segundo no
ranking, com 97 exibições, em
549.801 segundos, que custariam
R$ 286,6 milhões. Pelo critério do
número de aparições, o Fluminense ocupa o terceiro lugar, com
82 exibições (473.825 segundos).
O Grêmio vem na quarta posição, com 81 transmissões
(484.446 segundos). O quinto lugar é do São Paulo (80 exibições,
451.190 segundos).
Clube com maior torcida no
país, segundo o Datafolha, o Flamengo foi apenas o sexto em exposição (67 exibições, 395.250 segundos). Pelo critério do custo de
tabela do tempo ocupado na TV,
o Flamengo foi quinto.
Em 2002, a Globo exibiu até cinco jogos simultaneamente em diferentes praças. Assim, clubes
pouco vistos pelos paulistas aparecem bem posicionados no ranking pelo critério de exibição na
emissora. O Grêmio e o Internacional estão logo atrás do Corinthians (19 partidas), respectivamente com 17 e 16 jogos cada um,
a maioria restritos à região Sul. O
rebaixado Palmeiras foi o quarto
na preferência da Globo (14).
O total de transmissões de cada
clube depende diretamente do
desempenho da agremiação. O
Santos teve 57 exibições dos seus
25 jogos na primeira fase. Já as seis
partidas finais renderam 40 aparições na TV. A Globo transmitiu 11
jogos do Santos, dos quais cinco
na fase de mata-matas.
O Corinthians também lidera as
exibições (77) na primeira fase. É
seguido por São Paulo (69), Flamengo (67), Palmeiras (66) e Fluminense e Grêmio (59 cada um).
A liderança do Corinthians em
todos os rankings se explica pelo
ibope do clube. Tirando a Copa
do Mundo, o time do Parque São
Jorge aparece em cinco das dez
maiores audiências da Globo de
janeiro a outubro do ano passado.
E os outros cinco jogos foram
amistosos da seleção. De acordo
com a Informídia, a Pepsi, patrocinadora do Corinthians, só não
apareceu na TV (incluindo reportagens) em quatro dias durante os
primeiros nove meses de 2002.
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