São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL

Não acredite neles

SONINHA
COLUNISTA DA FOLHA

A frase é muito usada, mas somente Zé Cabala, com sua cara-de-pau característica, pode dizer que ""os números não mentem jamais".
Os placares dos jogos são exemplos óbvios de mentiras: um 3 a 0 nem sempre significa superioridade incontestável; o 0 a 0 pode ser o resultado de um jogo disputadíssimo (eu me lembro de um Palmeiras e São Paulo no Pacaembu, na Libertadores de 94. O Palmeiras jogou muito bem, criou mil chances perfeitas, mas o Zetti estava impossível).
O futebol leva a fama de ser o esporte que permite resultados injustos, mas outros esportes produzem números enganosos -3 a 0 no vôlei ou no tênis sugerem uma lavada, mas as vitórias parciais podem ter sido apertadíssimas.
Por culpa dos números, uma olhada desatenta na tabela do Rio-São Paulo pode trazer idéias erradas sobre os times.
Com os últimos resultados, o Botafogo caiu do primeiro para o quinto lugar. Trágico, não? Mas o time do Rio tem só dois pontos a menos que a líder Ponte Preta.
O Palmeiras chegou a ficar em primeiro, e o Etti era um dos últimos colocados. Mas isso não quer dizer que o alviverde tenha o melhor futebol da competição... O Palmeiras conseguiu três pontos contra o Santos, por exemplo, em um jogo horrível, que não devia ter valido nada. Entre chutões, encontrões, escorregões e pontapés, salvaram-se poucos, mas um gol de Arce (cobrando pênalti) garantiu a vitória.
Já o Etti fez duas boas partidas contra o Corinthians e o Vasco, conseguindo dois empates em 2 a 2 -e somando só dois pontos. O Fluminense foi a vítima quando o time do técnico Giba, muito organizado, finalmente acertou as finalizações e fez (merecidos) 3 a 0.
Semanas atrás, o Flamengo, 14º colocado, já tinha uma sequência de jogos sem vitórias, mas vários empates ou derrotas tinham atenuantes (Edílson expulso na final da Mercosul, três jogadores convocados para a seleção etc.). Agora, a calamidade é real. Mas o Fla, jogando tão feio quanto no último jogo, é o time com mais dribles (média de 21,6).
A maior "mentira numérica" do Flamengo aconteceu mesmo em 2001 -com muito mais baixos do que altos, o time levou dois títulos na temporada.
O público do estádios pode ser mentira de vários tipos, do "público virtual" do Farah (números altos e arquibancadas vazias) ao borderô do jogo da Copa do Brasil em Arapiraca (estádio lotado e 4.000 pagantes declarados).
Por falar em pagantes, os salários do futebol são uma ficção: os valores, irreais por natureza, não são pagos. Às vezes nem são salários: são direitos de imagem, luvas, comissões, direitos federativos e sei lá mais o que.
Mas é claro que o esporte não é a única seara dos números desonestos. As TVs falam em campeões de audiência como se isso significasse que seus programas são os melhores. Além de os números do Ibope serem projeções, algo discutíveis, quem disse que "o maior ibope" significa "a maior qualidade"?
George Bush anunciou uma alternativa ao Tratado de Kyoto que é uma piada, propondo-se a reduzir "a intensidade dos gases estufa em relação ao PIB" em 18%. Como o PIB dos EUA deve aumentar 30%, as emissões não vão diminuir como ele sugere!
E o pior é que isso é bem mais sério que a bilheteria subdeclarada de Arapiraca ou a tabela inverídica do Rio-São Paulo.

Ronaldo
Seedorf pode ter sido indelicado, mas talvez não tenha sido tão mal-intencionado quando se pronunciou na semana passada. Ele tem o direito de dizer que a Inter deve seguir sem se preocupar obsessivamente com Ronaldo e que os gols dele não são garantia de título -mas não é verdade que nunca tenham ajudado o Barça e outros times a serem campeões.

Rivaldo
Detalhes de uma linda jogada são difíceis de avaliar por quem nunca jogou futebol e não sabe o que é receber um lançamento longo e ter de lidar com a velocidade e a altura da bola, escolher o ponto certo do pé, equilibrar o corpo, avaliar o caminho e os obstáculos em um instante. Para quem vê, parece bem mais fácil do que é. E tudo isso foi só o começo da jogada do Rivaldo no fim de semana.

E-mail
soninha.folha@uol.com.br



Texto Anterior: Ginástica artística: Romênia tem problemas para disputar o Europeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.