UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro bate Saretta e pega hoje o espanhol Felix Mantilla pelas quartas

Guga sofre, apaga mancha e avança em Buenos Aires

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten sofreu, jogou duro por quase três horas, mas apagou uma pequena mancha que seu compatriota Flávio Saretta havia deixado em seu currículo e avançou ontem às quartas-de-final do Torneio de Buenos Aires.
Único tenista brasileiro que havia derrotado Kuerten em torneios de primeira linha da ATP -venceu na estréia do Torneio da Costa do Sauípe, em 2001-, Saretta caiu ontem por sets 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 e 7/5, após uma acirrada partida.
"Desperdicei muitas oportunidades em momentos decisivos. Isso fez o Saretta crescer. Mas gostei do meu desempenho no terceiro set e acho que posso melhorar", disse Guga após a vitória.
O brasileiro, que já triunfou na competição em 2001, volta a quadra hoje para pegar um velho conhecido: o espanhol Felix Mantilla. Os tenistas já disputaram cinco jogos oficiais, e o rival leva vantagem: venceu três confrontos.
Mantilla também carrega outro trunfo para a quadra hoje: não precisou suar a camisa ontem. O chileno Fernando Gonzalez, que seria seu adversário, desistiu do torneio após levar uma bolada no olho em uma partida de duplas.
No embate de ontem, Kuerten, 26, começou mostrando que não daria chances para Saretta, 22, repetir a façanha obtida no litoral baiano. Logo no primeiro game da partida, o serviço de Saretta foi quebrado. O jogo que parecia perfeito para um passeio de Kuerten, porém, endureceu no sexto game, quando Saretta devolveu a quebra. Guga retomou a vantagem no nono game e fechou em 6/4.
O equilíbrio continuou no segundo set. No sétimo game, Guga quebrou o serviço de Saretta, mas não teve nem tempo para comemorar, já que, no game seguinte, Saretta voltou a igualar o placar.
O set foi decidido no tie-break, quando Saretta marcou 7/5.
Chegar até ali já era um feito para Saretta -tenistas locais como Fernando Meligeni, Marcio Carlsson e Alexandre Simoni nunca venceram um set em jogos contra Kuerten-, mas ele continuou mantendo a partida nivelada.
Se atirando em bolas que pareciam perdidas, ele conquistou a simpatia da torcida argentina, que passou a aplaudir, de pé, suas jogadas. No derradeiro set, Kuerten chegou a abrir 5 games a 2, mas Saretta reagiu e deixou tudo igual em 5 a 5. Só que, no 12º game, não conseguiu confirmar seu serviço, e Guga venceu por 7/5.
Kuerten, assim, limpou a mancha de seu currículo e não tem mais retrospecto negativo contra nenhum tenista brasileiro.


Torneio de Buenos Aires, ao vivo, às 16h, na Sportv


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: ITF anuncia maior rigor contra o doping
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.