São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa 2010 - Contagem regressiva

51 dias

Rúgbi da África do Sul bate de frente com a Fifa

Esporte usará estádios da Copa para suas finais

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

Contrariando o desejo da Fifa, partidas do campeonato de rúgbi serão realizadas a praticamente um mês da Copa em pelo menos dois estádios do torneio: o Loftus Versfeld, em Pretória, e o Free State, em Bloemfontein.
A decisão foi anunciada ontem, após uma audiência no Parlamento sul-africano na qual foram ouvidos representantes dos dois esportes, que no país se dividem em linhas raciais: o rúgbi "branco" contra o futebol "negro". O comitê organizador da Copa se disse preocupado com o impacto que as semifinais e a final de rúgbi teriam nos gramados.
Mas o Blue Bulls, que manda seus jogos no Loftus, bateu o pé, dizendo que teria prejuízo e perderia apoio da torcida.
Uma alternativa carregada de simbolismo, a de transferir os jogos para o Orlando Stadium, arena no bairro negro de Soweto, não prosperou.
Em comunicado, o Blue Bulls prometeu entregar "um campo aceitável para a Fifa, e assegura seu apoio contínuo à Copa do Mundo". Antes de esse episódio azedar as relações entre os dois esportes, a seleção de rúgbi chegou a promover eventos junto à Bafana Bafana, de futebol.
Ontem, o gramado do Loftus recebeu uma visita de técnicos da Fifa, que concluíram que ainda é preciso plantar mais sementes. O ideal, segundo a entidade, seria que o campo pudesse "descansar" e não mais ser usado até a primeira partida, em 13 de junho, entre Sérvia e Gana.


Michaela Rehle/Reuters
OBJETO DO DESEJO
Técnico da seleção sul-africana, Carlos Alberto Parreira segura a bola que foi apresentada hoje e será usada apenas na decisão do Mundial, dia 11 de julho, em Johannesburgo

EU VOU!
Vuvuzela

O QUE É Corneta de som estridente, semelhante ao da tromba de um elefante, muito comum nos estádios
Siphiwe Sibeko - 26.mar.10/Reuters
MATERIAL plástico
ALTURA de 50 cm a 1 m
COR variada, às vezes, todas
CRIAÇÃO/IDADE 1988
CRIADOR Freddie Maake, vulgo Saddam, fanático pelo Kaizer Chiefs

COPEIRAS
PARA MESSI, TEM
Apenas cinco países participantes da Copa estão com seus jogos da primeira fase esgotados, segundo a Fifa. Além das do Brasil e dos anfitriões, só as partidas de Inglaterra, Espanha e Holanda não têm mais entradas à venda. Mesmo com a badalação em torno de Messi, ainda é possível adquirir ingressos para Argentina x Grécia.

CARO LEGADO
Ignorando estimativas pessimistas da presença de visitantes estrangeiros, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, inaugurou ontem novo terminal no aeroporto de Johannesburgo ao custo de R$ 550 milhões. O presidente afirmou que o mais importante é "o legado duradouro" que a obra deixará para o país.

ABC DA ÁFRICA
Bafana Bafana
É como os torcedores sul-africanos tratam carinhosamente a seleção de futebol de seu país. Sua tradução do zulu seria algo como "os rapazes, os rapazes".

Springboks
Além de ser o nome de um pequeno antílope, é também o apelido da seleção sul-africana de rúgbi, esporte mais popular no país entre os brancos. A camisa verde e dourada dos Springboks foi um símbolo da segregação racial durante o apartheid.

EM NÚMEROS
250 MIL turistas são esperados no Mundial, metade da estimativa inicial


Texto Anterior: Tênis - Régis Andaku: Em pratos limpos
Próximo Texto: Messi falha novamente diante de sul-americanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.