São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federer destrói série invicta de Nadal no saibro

Após romper com técnico, suíço interrompe marca de 81 triunfos seguidos do espanhol no piso e conquista 4º título em Hamburgo

DA REPORTAGEM LOCAL

Tudo parecia conspirar contra Roger Federer na final do Masters Series de Hamburgo.
O suíço amargava seu maior jejum desde assumiu o topo do ranking mundial, disputava seu primeiro torneio após dispensar seu técnico, tinha pela frente o recordista de vitórias seguidas no saibro, de quem havia perdido todos os cinco jogos no piso, e via Rafael Nadal fechar o primeiro set da decisão em 6/2.
Mas, após ter seu serviço quebrado duas vezes na primeira parcial, Federer passou a ser mais agressivo, concedeu apenas seis pontos no seu saque no segundo set e sete no terceiro e selou a vitória em 2 a 1 (2/6, 6/2 e 6/0) para encerrar a série de 81 triunfos consecutivos de Nadal na terra batida.
"Ele teve 81 vitórias seguidas no saibro, o que é fenomenal", disse o número um do mundo. "Tenho muito respeito por ele."
Federer conquistou o quarto título em Hamburgo e voltou a ser campeão na superfície mais lenta do tênis após dois anos.
O suíço acumula agora 13 títulos de Masters Series, série que foi criada em 1990 e só perde em importância para os Grand Slam. Ele só está atrás do americano Andre Agassi (17), aposentado em 2006.
E, mesmo sem ser especialista no saibro, só perde para Nadal e para o também já aposentado Thomas Muster (6) em títulos de Masters Series no piso.
Mas, mais do que todas as estatísticas históricas, a vitória sobre o atual "rei do saibro" serve para aumentar a confiança de Federer para Roland Garros, que começa no domingo.
O torneio francês é o único Grand Slam que o suíço ainda não venceu -Nadal foi campeão nos dois últimos anos.
"Foi ótimo para mim e para o resto dos caras, eu o peguei. Agora vai ser interessante ir a Roland Garros e ver como será nossa reação", declarou Federer, 25, que, após quatro torneios sem títulos, rompeu com o australiano Tony Roche antes de Hamburgo e já disse que disputará o Aberto da França e Wimbledon sem técnico.
Nadal mostrou resignação com a perda da invencibilidade. "Se tinha que perder para alguém, Roger era o homem", disse Nadal, cuja última derrota na terra batida havia sido em abril de 2005. "Perdi para um dos melhores da história."
Hamburgo é o único grande título na terra batida que falta no currículo de Nadal.
O espanhol tentava ser o primeiro tenista a conquistar os três Masters Series no saibro na mesma temporada e buscava também igualar o feito de Gustavo Kuerten, único a ser campeão nos três torneios e também em Roland Garros.
Além disso, Nadal perdeu pela primeira vez em 17 finais no saibro e sofreu ontem seu terceiro pneu (6/0) em 134 jogos no seu piso predileto.
Sobre o fim da série de 81 vitórias seguidas -a maior entre todas as superfícies do tênis-, ele demonstrou bom humor.
"Bem, vou começar outra vez, mas não sei se vou conseguir mais de 81", afirmou rindo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Caio Júnior discorda de Edmundo e usa números para exaltar trabalho
Próximo Texto: Jadel pula em Belém mais do que João em 75
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.