São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube posa de 'time do século'

da Reportagem Local

O Real Madrid, com a conquista de ontem, praticamente garante o título de "time do século.
Com sete títulos da Copa dos Campeões, só pode ser alcançado no século 20 em número de conquistas pelo Milan (Itália), que ganhou em cinco oportunidades o torneio. Ajax (Holanda) e Liverpool (Inglaterra), outros grandes vencedores da competição, levantaram quatro vezes a taça.
O Real foi campeão do Mundial interclubes apenas uma vez, em 1960, mas não pôde representar a Europa em 56, 57, 58 e 59, época em que era hegemônico, pois o duelo entre europeus e sul-americanos ainda não era realizado.
A Fifa, reconhecendo a história do clube espanhol, deu ao Real Madrid a honra de ser o primeiro time a fazer parte do "Hall of Fame" (Salão da Fama) da entidade, inaugurado no início do ano.
O único título importante que falta ao Real é a Recopa. Por duas vezes, o time de Madri foi à final, em 1971 e 83, mas caiu na decisão.
Com o título de ontem, o Real garante presença na Copa dos Campeões da próxima temporada. Com isso, a Espanha será o único país com três representantes no torneio -os outros são Barcelona e Athletic Bilbao, campeão e vice, respectivamente, do Espanhol.
Os espanhóis acirram assim a disputa com os italianos pela hegemonia do futebol europeu. Os clubes italianos têm nove títulos da Copa dos Campeões. Os times espanhóis, como os ingleses, somam oito conquistas. (RBu)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.