UOL


São Paulo, sábado, 21 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Até o frio Ademir da Guia saiu da linha há 31 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem viu o jogo entre Palmeiras e Botafogo disputado em 23 de dezembro de 1972, no Morumbi, provavelmente testemunhou a única manifestação pública de emoção de um jogador calmo por natureza.
"É meu, é meu! Somos os campeões", gritou o meia Ademir da Guia assim que o árbitro Agomar Martins apitou e encerrou a partida, que registrou um público de 55 mil pagantes.
Conhecido pela frieza inabalável, o craque palmeirense perdeu a compostura: fez uma embaixada e, em vez de entregar a bola ao árbitro, deu um chutão para o alto. E saiu correndo, abraçando quem aparecia pela frente, até repórteres.
O Palmeiras tinha acabado de conquistar seu primeiro título do Brasileiro após empatar com o clube carioca por 0 a 0.
Foi um jogo fraco, quase sem emoção. Ao Botafogo -que terminou a competição com mais pontos que o próprio campeão-, só a vitória interessava. Mesmo assim, a equipe pouco atacou.
Outro lance marcante da decisão teve como protagonistas Jairzinho, Leão e Luís Pereira.
Na metade da etapa final, o botafoguense encobriu o goleiro, mas o defensor conseguiu tirar a bola em cima da linha. Foi a jogada que, para muitos, decidiu o campeonato. (AD)


Texto Anterior: Futebol: Série B vê o clássico feito para esquecer
Próximo Texto: Culpi sente saudades da 1ª divisão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.