São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mangabeira "imita" único campeão olímpico negro

da Reportagem Local

O único negro a conquistar uma medalha olímpica na natação foi um especialista no nado borboleta, como Gabriel Mangabeira.
Anthony Nesty, do Suriname, venceu os 100 m borboleta em Seul-88, ao completar a prova um centésimo à frente do norte-americano Matt Biondi, que conseguiu sete medalhas (cinco de ouro) naqueles Jogos e era considerado o grande favorito na prova.
A brasileira Eliane Pereira disse que sua presença em competições internacionais causava surpresa semelhante à vitória de Nesty.
""Era raro ter negros nadando naquela época. Quando as pessoas me viam, ficavam espantadas", disse Eliane, que participou dos Pan-Americanos de Winnipeg (67) e Cali (71). Sua melhor colocação foi o quarto lugar em Winnipeg, nos 100 m peito.
Aos 46 anos, Eliane é professora de natação e participa de torneios na categoria masters.
César Lourenço, o outro nadador negro no Pan-Americano de 1971, era especialista no costas e integrou a equipe medalha de bronze no revezamento 4 x 100 m medley. Atualmente, Lourenço tem uma escola de natação. (FI)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Assalto adia viagem de triatleta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.