São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após conquistar 5º ouro, Phelps espera pelo 6º fora da piscina

DO ENVIADO A ATENAS

Após conquistar cinco ouros, o americano Michael Phelps desistiu de entrar na piscina no último dia da natação nos Jogos.
Ele cedeu sua vaga na final do revezamento 4 x 100 m medley para Ian Crocker após a vitória nos 100 m borboleta, ontem.
"Chegamos aqui como um time e vamos sair como um time. Ele vai ter uma chance", disse Phelps.
Os americanos são favoritos absolutos ao ouro na prova -jamais a perderam na Olimpíada. Como Phelps nadou a eliminatória, a vitória dos EUA significaria também um sexto ouro para ele, de acordo com o regulamento.
Isso ainda será insuficiente para alcançar a meta esperada. Ele tentava oito ouros para superar o recorde de seu compatriota Mark Spitz, que chegou sete vezes em primeiro lugar em Munique-72.
Ele se igualou a Spitz em medalhas individuais: quatro (além dos 100 m borboleta, levou os 200 m e 400 m medley e os 200 m borboleta). Mas não manteve o ritmo no 4 x 100 m livre e nos 200 m livre, provas em que obteve bronze.
"Colocar-me na mesma frase e me comparar a um atleta tão extraordinário já é um elogio inacreditável", disse Phelps, 19, que diz não saber se tentará novamente a série de ouros em Pequim-08.
A oitava medalha, se conquistada, igualará Phelps ao ginasta soviético Alexander Dityatin, o mais premiado numa Olimpíada.
Na mesma final dos 100 m borboleta em que o americano conquistou o quinto ouro (51s25), o brasileiro Gabriel Mangabeira, primeiro negro do país em uma final individual da natação nos Jogos, ficou em sexto (52s34).
"Foram as 48 horas mais marcantes da minha vida", disse ele, o melhor brasileiro em borboleta numa Olimpíada. (RD)


Texto Anterior: Natação: Com Delaroli, mulheres batem os homens
Próximo Texto: Poliesportivo - Handebol: Time masculino perde de novo e é eliminado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.