São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEQUIM 2008

Absoluto

USAIN BOLT REPETE NOS 200 M O OURO DOS 100 M E VIRA O MAIOR VELOCISTA DA HISTÓRIA

Jerry Lampen/Reuters
Enrolado na bandeira da Jamaica, Usain Bolt festeja o ouro nos 200 m

ADALBERTO LEISTER FILHO
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

O jamaicano Usain Bolt, 22, chegou à pista ouvindo música, acenou para a platéia e brincou com as câmeras apontando os dedos para o infinito, gesto que já se tornou sua marca.
Poucos tinham dúvida sobre quem sairia dali, instantes depois, como vencedor da final dos 200 m em Pequim.
Bastaram 19s30 para o público se estarrecer e aplaudir de pé a performance do maior velocista da história. Bolt tornou-se ontem o nono homem a arrebatar o ouro nos 100 m e 200 m em uma mesma Olimpíada.
No entanto, nenhum dos seus oito antecessores chegou perto do feito do jamaicano, que bateu o recorde mundial nas duas provas.
Nos 100 m, Bolt superou Bolt, baixando em 0s03 seu antigo recorde e tornando-se o primeiro a cumprir a distância em menos de 9s70. Fez 9s69, 0s20 à frente do trinitário Richard Thompson, em uma diferença que não era vista em final olímpica desde Los Angeles-84.
Ontem, nos 200 m, atingiu façanha maior. Pulverizou um recorde (19s32) que estava desde Atlanta-1996 em poder do norte-americano Michael Johnson, para muitos o maior corredor da distância na história.
O estádio Ninho de Pássaro, abarrotado, assistiu a Bolt terminar a final olímpica como se estivesse disputando um campeonato colegial, tal a diferença conquistada em relação aos concorrentes.
O jamaicano chegou 0s66 à frente do segundo colocado, o norte-americano Shawn Crawford, que defendia o título conquistado nos Jogos de Atenas-2004.
É a maior diferença em uma final olímpica da prova. Bolt conferia seu tempo no cronômetro da chegada quando Crawford ainda tinha 6,6 m para percorrer.
O relógio inicialmente marcou 19s31, que já seria o novo recorde. Após a correção, o tempo caiu para 19s30. Até então, nenhum homem, com exceção de Johnson, havia corrido em menos de 19s62. O melhor tempo anterior de Bolt era 19s67.
"Os 200 m são especiais para mim. Adoro essa prova desde que tinha 15 anos", disse o velocista, que deu a volta olímpica enrolado com a bandeira da Jamaica e viu o replay de sua performance no telão do estádio.
"Quando assisti àquilo, pensei: "Que garoto rápido"."


Texto Anterior: O que ver na TV

Próximo Texto: Atletismo: Bolt corre para não se "afogar" em 200 metros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.