São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herói local "defende" doping e se torna alvo

DO ENVIADO A BERLIM

De grande ídolo da Alemanha neste Mundial de Berlim a protagonista de mais um caso de doping. Esse parece ser o caminho de Robert Harting, 24.
Após levar a medalha de ouro do lançamento de disco, o alemão voltou a ser alvo de suspeita de utilizar substâncias proibidas e deverá ser investigado pela Federação Alemã de Atletismo e pela Iaaf, entidade que gerencia o atletismo mundial.
Prestigiado em Berlim e elevado ao status de herói pela conquista da segunda medalha de ouro para os anfitriões, Harting, no entanto, duvida de que terá sua vitória revogada.
"Não creio que meu título seja posto em dúvida. Talvez tenha falado coisas que não deveria, mas acho que estou sendo injustiçado", disse Harting, que foi ovacionado durante a cerimônia de entrega da medalha.
Nos últimos dias, o atleta deu diversas declarações polêmicas. Ele chegou a dizer que o doping deveria ser liberado para todos os atletas terem as mesmas condições. Falou também que ninguém na federação alemã trabalhava direito.
Depois de se classificar para a final da competição, realizada anteontem, ele criticou as associações de ajuda às vítimas de doping da extinta Alemanha Oriental -sendo que Harting é treinado por Werner Goldmann, que reconheceu que nos anos 80 ministrou substâncias dopantes para seus atletas.
Harting chegou a dizer que os atletas que ficaram com alguma sequela por causa de doping deveriam receber um arremesso de disco na cabeça.
"Não estamos totalmente satisfeitos. Nos dias anteriores à competição, Robert deu declarações que não só causaram problemas como vão contra a posição da federação", disse Clemens Prokop, presidente da federação alemã. "Ele deu o primeiro passo para se redimir ao pedir desculpas pelas declarações, mas terá que dar muitas explicações", completou.
As investigações da entidade devem começar na próxima semana. Ontem, a Iaaf não quis se pronunciar sobre o caso.
Vice-campeão em Osaka- -2007, Harting garantiu o ouro em seu último lançamento. O alemão registrou 69,43 metros. Piotr Malachowski (POL) foi o segundo colocado, e Gerd Kanter (EST), o terceiro. (JEM)


Texto Anterior: Saiba mais: "Show" expõe atleta confiante e marqueteiro
Próximo Texto: Bolt planeja prova mais longa e já assusta rivais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.