São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem Hernanes, São Paulo perde seu melhor garçom

Suspenso, camisa 10 desfalcará time pela primeira vez na era Ricardo Gomes

Treinador deve optar por Arouca, que já atuou como titular contra o Fluminense, para substituir o jogador mais acionado do vice-líder

CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, viverá um problema inédito no domingo, quando sua equipe enfrenta o Atlético-PR em busca de sua oitava vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.
Pela primeira vez desde que assumiu o time, o treinador não poderá contar com Hernanes, que cumprirá suspensão após ter tomado o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Fluminense (1 a 0), na quarta-feira.
Nos 13 jogos comandados por Ricardo Gomes, o volante foi o único jogador do elenco que atuou em todas as partidas -só não foi titular na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, o último revés do São Paulo.
Hernanes vem se mostrando o cérebro do São Paulo na arrancada do time na tabela do Nacional. Depois de amargar uma prolongada má fase durante o primeiro semestre, o volante voltou à boa forma.
No Brasileiro, é o jogador mais acionado do time do Morumbi. Segundo o Datafolha, o camisa 10 recebe, em média, 30,1 passes por partida.
Mas o fundamento em que Hernanes mais se destaca são as assistências. O volante é o maior garçom da equipe no Nacional -cinco de suas assistências viraram gols do São Paulo, que, em 20 jogos, marcou 29 vezes no campeonato.
Ao longo desta temporada, o jogador foi o responsável por 13 assistências que acabaram com a bola nas redes dos rivais.
A ausência de Hernanes contra o Atlético-PR prejudica o que Ricardo Gomes diz ser o setor mais vital do São Paulo.
"Ter um bom meio-campo é essencial e ajuda muito a equipe. O Hernanes é nossa peça fundamental nesse setor. Infelizmente, ele não jogará no domingo, mas temos um elenco rico", disse o treinador, após a vitória contra o Fluminense.
A tendência é que Arouca, que foi titular na quarta-feira, ocupe o lugar do camisa 10 no duelo na Arena da Baixada.
E, se Hernanes é desfalque no meio, ao menos a zaga voltará a ter sua formação titular. Renato Silva e Miranda retornam após cumprir suspensão.
Rodrigo, que compôs o setor defensivo contra o Fluminense, deve ter em breve nova chance, já que Miranda foi convocado para a seleção e desfalcará o time em setembro.
"Não gosto de jogar na sobra, mas, do lado esquerdo ou do lado direito, tanto faz. Vou lutar por um lugar", declarou Rodrigo, que voltou após se recuperar de uma embolia pulmonar.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Arrancada: Clube pode atingir a ponta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.