São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Floyd Landis é culpado por doping, diz tribunal

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça Desportiva dos EUA considerou Floyd Landis culpado por doping. Ele teria usado testosterona sintética. Com isso, o ciclista deve perder o título da Volta da França-06. Sua única alternativa agora é apelar para a Corte de Arbitragem do Esporte, na Suíça.
Caso perca o recurso, o norte-americano será o primeiro vencedor da mais tradicional prova de estrada do ciclismo a ser destituído do título por doping em 105 anos de prova.
Se isso ocorrer, o vencedor será o espanhol Oscar Pereiro.
"O dia de hoje representa a vitória dos atletas limpos e dos que defendem a honestidade na competição", disse Travis Tygart, dirigente da Usada, a agência antidoping dos EUA.
O imbróglio teve início na 17ª etapa da Volta da França, quando o exame de Landis acusou níveis anormais de testosterona. O hormônio masculino tem efeito anabólico no organismo.
"Essa decisão provou que esse sistema é profundamente falho. Sou inocente e vou provar isso", disse o ciclista, que tentou mostrar que houve manipulação em sua amostra de urina. De acordo com a Usada, porém, um segundo teste, realizado dentro dos padrões da Wada (Agência Mundial Antidoping), acusou o mesmo resultado.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Golfe: Entidades adotam código antidoping
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.