São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fifa desfaz marco do Maracanã

Exigido pela entidade, projeto acaba com divisão entre arquibancada e cadeira atrás dos gols

SÉRGIO RANGEL
DO RIO

O projeto do novo Maracanã vai acabar com um dos marcos arquitetônicos do mais tradicional estádio brasileiro: a divisão entre a arquibancada e as cadeiras.
Pelas imagens exibidas pelo governo do Estado do Rio, a arena terá um lance de assentos contínuo para torcedores atrás dos gols. Nas laterais, haverá camarotes para dividir os dois setores.
Autoridades públicas alegam que esse modelo foi uma exigência feita pela Fifa. A entidade obrigou o governo a fazer alterações no projeto inicial, que encareceram a obra, para chegar próximo ao seu padrão para estádios.
""O que estão fazendo é muito grave. Desfiguram o Maracanã em nome de uma adequação do estádio às regras da Fifa. O Ricardo Teixeira [presidente da CBF] já pediu a demolição do estádio. Se este projeto não for modificado, o Maracanã ficará desfigurado", disse o arquiteto Alfredo Britto, que é professor da PUC-RJ.
Segundo o arquiteto, "o anel ovalado com magistral divisão vertical, onde a arquibancada superior se apresenta poderosa e ao mesmo tempo leve e solta sobre a inferior, é uma sacada arquitetônica notável da obra".
Mas o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou a mudança. ""O Maracanã já não tem nada a ver com o que foi inaugurado. Seu gramado foi rebaixado, camarotes foram construídos na área de ventilação. O mundo é dinâmico", disse Carlos Fernando Andrade, superintendente do instituto no Rio de Janeiro.
O estádio do Maracanão é tombado pelo Iphan.
A obra para a arena receber a final da Copa do Mundo de 2014 teve início no mês passado e pode consumir até R$ 850 milhões dos cofres públicos. As empresas responsáveis pela remodelação do estádio estão destruindo há um mês o setor das cadeiras inferiores, que acabou com a geral do Maracanã.
O novo setor, que se juntará à arquibancada, terá o grau de inclinação totalmente modificado para facilitar a visibilidade do torcedor, por determinação da Fifa.

FOLHA.com
Veja galeria de fotos do estádio do Maracanã folha.com/es801837


Texto Anterior: Vôlei: Bernardinho coloca Bruno e Giba entre os reservas para a estreia
Próximo Texto: Projeto de cobertura ainda está pendente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.