São Paulo, sábado, 21 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginasta nota 10 faz alerta a Daiane

DA REPORTAGEM LOCAL

Ela não foi campeã mundial nem falou com Daiane dos Santos. Mas foi a primeira brasileira a brilhar no solo e diz que a sua compatriota terá que suar hoje para triunfar em Aarhus. "Gosto da Daiane. A ginástica dela ficou mais sutil de 2003 para cá. Mas ela deve ter visto que até as colegas de seleção estão no pé dela em relação a acrobacias", diz Nilda Rosa.
Assim como Daiane ostenta um título mundial que nenhuma outra atleta do país tem, Nilda orgulha-se de ser a primeira e única brasileira ter tirado nota 10 no solo. Isso mesmo, o tão sonhado 10. E antes de Nadia Comaneci na Olimpíada de 76.
"Tinha 14 anos quando tirei dois 10, no Brasileiro de 1954. Todos me aplaudiram de pé. Mas a minha comemoração foi inocente", conta Nilda, 68.
Ela diz que, assim como Daiane em 2003, assombrou por apresentar elementos diferentes. "Na época, treinava com homens, então, na competição, apresentei muita coisa que só eles faziam."
Ela diz que o mérito maior foi ter obtido o 10, que hoje já não existe mais, em Porto Alegre, no RS. "Havia muita política na época e enorme rivalidade entre RS, SP e RJ."
E ela ainda brilhou fora do país. Tricampeã brasileira, Nilda tirou quatro 10 no salto no 1º Luso-Brasileiro, em 1960, em Portugal. E diz que hoje a ginástica está nivelada.
"Tenho experiência, por isso sei que a Daiane terá muita dificuldade para ganhar. E, caso se baseie só nas acrobacias, não irá vencer", diz Nilda. A preocupação da ex-ginasta leva em conta que o duplo twist carpado já não é exclusivo. "A Beth Tweddle [rival de hoje], a Laís Souza [outra rival], a Jade [Barbosa, atleta juvenil] já fazem."
Além de Laís e Tweddle, Daiane enfrentará Vanessa Ferrari (ITA), Jana Bieger (EUA), Sandra Izbasa (ROM) e Fei Cheng (CHN), que tiraram além de 15,2. "Só quero competir bem", diz Daiane, que chegou a 15,150.0 (CCP)


Texto Anterior: De volta: Laís obtém quarto lugar no salto
Próximo Texto: Lesões e "faca" assombram o Santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.