São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians usa drible e vê rival falhar pelo alto

DA REPORTAGEM LOCAL

A volta de Tevez no lugar do gigante Jô reforçou o jogo "terrestre" do Corinthians, enquanto o Inter buscou seu gol pelo alto na maior parte das vezes.
O time gaúcho levantou 28 bolas na área do Corinthians, atrás principalmente das cabeçadas do gigante Fernandão, mas teve apenas 14% de acerto.
A maior parte deles vinha do lateral-esquerdo Alex, que fez 16 centros na partida, mas a boa atuação da dupla de zaga Marinho e Betão neutralizou a jogada.
Mesmo cruzando apenas a metade de seu rival, o Corinthians conseguiu mais eficiência neste fundamento, com uma média a seu favor de 50%.
Mais habilidosa, a equipe de Antônio Lopes procurou vencer no drible a defesa do técnico Muricy Ramalho -setor que mostrou pouco pudor em dar bicões, muitas vezes para o lado errado.
Os corintianos driblaram 32 vezes, obtendo acerto em 81% deles -Carlos Alberto foi o que mais usou o recurso, às vezes até retardando contra-ataques, com 12 tentativas. Os colorados deram só 15 dribles, ultrapassando o adversário em 66,7% das chances.
O próprio Carlos Alberto já havia dito que iria se aproveitar dessa característica, quando soube que era um dos candidatos à vaga do contundido Roger, que preferia executar lançamentos em vez de partir com a bola dominada. O meia só vai retornar ao time no Paulista do ano que vem.
Como é característico de Muricy Ramalho, o time gaúcho adotou no Pacaembu uma postura mais cautelosa -seu jogador mais acionado foi um volante, Perdigão, que recebeu 29 bolas. Mais ofensivo, o Corinthians fez do lateral-esquerdo Gustavo Nery o seu principal escape. O ofensivo ala somou 37 recepções de bola.
O jogo terminou com 25 faltas cometidas pelo Inter, enquanto o Corinthians fez apenas 20.
Mas o jogo menos infrator não significou marcação mais frouxa por parte do Corinthians, que efetuou mais desarmes (foram 158 retomadas dos paulistas contra 134 dos gaúchos). (EAR, RM E MDA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Futebol: Corinthians evita farra e defende árbitro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.