São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Flamengo e Vasco confirmam ascensão, e Atlético-MG, outro fundador do bloco, ganha forças para ficar na elite

Clube dos 13 celebra "gás final" dos sócios

DA REPORTAGEM LOCAL

O Clube dos 13 respira muito mais aliviado após a rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro. Os três fundadores do bloco que começaram o final de semana ainda com chances de rebaixamento venceram e vivem na reta final um clima até de euforia.
O Vasco aplicou uma goleada de 4 a 0 no Paysandu e, matematicamente, está livre do descenso. O Flamengo, com uma vitória fora de casa sobre o Paraná por 1 a 0, está praticamente livre -só uma complicada combinação de resultados mandaria o rubro-negro carioca para a segunda divisão.
Já o Atlético-MG somou sua terceira vitória consecutiva e chegou a 43 pontos. Caso vença seus dois últimos jogos, tem chance razoável de escapar, algo excepcional para alguém que já dava como certa a queda para a Série B.
Os atleticanos venceram por 1 a 0 o Coritiba e agora enfrentam o Vasco, companheiro de Clube dos 13, como mandante -está a quatro pontos da 18ª posição. O time paranaense é também membro do grupo que reúne os grandes do país, mas não o fundou. Tem jogo decisivo na próxima rodada, quando enfrenta fora de casa o concorrente São Caetano.
Paysandu e Brasiliense, os dois piores times do campeonato e que estão virtualmente rebaixados -precisam vencer seus jogos e torcer por muitos resultados alheios-, não fazem parte da entidade presidida por Fábio Koff.
Figueirense, São Caetano e Ponte Preta, outros ""outsiders" do país, ainda correm sério risco de cair. O cenário, a duas rodadas do final do campeonato, fica bem menos assustador do que já foi para os grandes do país, que têm sugerido à CBF o aumento do número de equipes na elite para se perpetuarem na primeira divisão -o campeonato terá 20 times em 2006, mas o Clube dos 13 fala em 22 ou até 24 equipes na elite.
Para um alívio ainda maior do bloco dos grandes, o Grêmio, time favorito de Fábio Koff e que é outro fundador do C13, está bem próximo de retornar à Série A. A Portuguesa, também sócia do grupo, ainda tem chances de ascender. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: A rodada: Atlético-MG vence e mantém viva chance matemática de permanecer na Série A
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.