São Paulo, Terça-feira, 21 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Meia-atacante do Barcelona ganha a Bola de Ouro, batendo David Beckham, estrela do Manchester
Rivaldo é eleito o melhor da Europa


das agências internacionais

O brasileiro Rivaldo, 27, foi eleito o melhor jogador em atividade na Europa durante este ano.
O meia-atacante do Barcelona ganhou a tradicional eleição para a Bola de Ouro, promovida pela revista francesa "France Football" com jornalistas europeus. O troféu será entregue na quinta-feira.
Ele superou o inglês David Beckam, que acaba de ser campeão do Mundial interclubes pelo Manchester United e era apontado como o outro grande favorito.
"Os meus gols fizeram a diferença. Ele (Beckham) ganhou muitos troféus, mas marcou menos do que eu", disse o brasileiro.
Rivaldo teve 219 pontos na eleição. Beckham somou 154. Em terceiro lugar apareceu o ucraniano Andriy Shevchenko, seguido pelo argentino Gabriel Batistuta.
O jogador do Barcelona é o segundo brasileiro a ganhar o troféu -o primeiro foi o atacante Ronaldo, há dois anos. Até 1994, o prêmio era restrito a jogadores europeus. Daí em diante passaram a concorrer estrangeiros que defendem times do continente.
Rivaldo dedicou o prêmio a seu pai, que morreu atropelado por um ônibus quando o jogador tinha 16 anos. "Devo todo meu sucesso a ele", disse o brasileiro.
O prêmio da "France Football" foi o segundo obtido por Rivaldo neste ano. Ele havia sido eleito o jogador do ano pelos leitores da revista inglesa "World Soccer" -foi o terceiro brasileiro a conquistar a honraria, depois de Zico (1983) e Ronaldo (1996 e 1997).
Rivaldo pode ganhar também a eleição promovida pela Fifa, cuja premiação ocorrerá no próximo mês em Bruxelas.
Neste ano, Rivaldo foi o melhor jogador da Copa América conquistada pelo Brasil em julho, no Paraguai. Antes, havia ajudado o Barcelona a chegar ao bicampeonato espanhol ao marcar 24 gols na competição. "Estou muito orgulhoso da minha temporada", afirmou o jogador.
Ontem, ele voltou a negar que esteja negociando sua saída do Barcelona -Roma e Manchester United estariam interessados no jogador. "Não recebi nenhuma proposta. Os torcedores têm de acreditar no Rivaldo", disse, na terceira pessoa. Seu contrato com o Barcelona vai até 2003.
Aproveitou o assédio dos jornalistas para rechaçar sua fama de "fominha". "Um jogador individualista não conseguiria isto (ganhar o prêmio). Eu jogo para a equipe", rebateu Rivaldo, que demonstrou irritação com as vaias que recebeu no último domingo, na vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid, por 2 a 1, pelo Campeonato Espanhol.


Texto Anterior: Basquete: Paraná vai recorrer de multa da Fiba
Próximo Texto: Cronologia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.