São Paulo, Terça-feira, 21 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time carioca empata com Palmeiras em São Paulo e ganha o primeiro título internacional desde 1981
Flamengo é campeão da Mercosul

da Reportagem Local

O Flamengo empatou ontem em 3 a 3 com Palmeiras e conquistou, em pleno Parque Antarctica, o título da Copa Mercosul, que pertencia ao time paulistano. No primeiro jogo da final, os cariocas venceram por 4 a 3, no Maracanã.
Com o resultado, o segundo semestre de 1999 terminou em total fracasso para o Palmeiras, depois de um início de ano vitorioso, com a conquista da Libertadores.
O time de Luiz Felipe Scolari caiu no Brasileiro, no Mundial interclubes e na Copa Mercosul.
Pelo lado flamenguista, o título de ontem interrompeu o jejum de 18 anos sem títulos internacionais -o último havia sido o Mundial interclubes de 1981.
O Flamengo chegou à conquista com muitas adversidades no caminho, como a saída do atacante Romário, que terminou o torneio como artilheiro (oito gols), e a briga campal com o Peñarol, em Montevidéu, nas semifinais.
Ontem, as duas equipes optaram por formações ofensivas, com três atacantes. Pelo Flamengo: Caio, Reinaldo e Leandro Machado. Pelo Palmeiras: Euller, Paulo Nunes e Asprilla.
Apesar disso, os dois times faziam muitas faltas no meio-campo para evitar os avanços rivais, principalmente o Palmeiras.
Os palmeirenses se lançavam ao ataque, enquanto flamenguistas insistiam em chutes de fora da área e ""chuveirinhos".
O time local tentava o ataque, mas não conseguia concluir a gol.
Isso só acabou acontecendo aos 13min, Euller, que teria as melhores chances de gol, cabeceou tentando encobrir Clêmer, que espalmou a bola por cima do travessão.
Aos 21min, o time local abriu o placar. O atacante Leandro Machado, na ânsia de defender, derrubou Júnior na área. Arce cobrou pênalti e marcou.
O Palmeiras poderia ter ampliado sua vantagem, mas Euller falhou em finalizações aos 26min e 32min, e Paulo Nunes desperdiçou aos 30min e 39min.
""Fomos melhores, mas não transformamos os lances em gol", disse o técnico palmeirense, Luiz Felipe Scolari.
O segundo tempo começou com os palmeirenses reclamando pênalti em Euller, mas foi o Flamengo que mudou o placar.
Em contra-ataque, o goleiro Marcos interceptou lançamento para Leandro Machado, mas o rebote ficou com Caio, que marcou o gol de empate, resultado que dava o título aos visitantes.
Aos 11min, o time carioca virou o jogo, em um chute de fora da área de Rodrigo Mendes.
A reação palmeirense não demoraria. Aos 13min, Arce cobrou falta, e o goleiro Clêmer falhou ao tentar defender.
Aos 21min, Zinho lançou na área Paulo Nunes, que marcou o terceiro gol palmeirense.
Na comemoração, Paulo Nunes colocou um gorro natalino e exibiu uma camisa com os dizeres ""Solidariedade e Muita Força Para o Rei Roberto Carlos", em referência à morte de Maria Rita, a mulher do cantor.
Com a vantagem, Scolari trocou recuou seu time, trocando Paulo Nunes por Rogério. Quando ia substituir Asprilla por Galeano, veio o gol rival. Aos 38min, Lê recebeu na entrada da área e tocou no contrapé de Marcos.


Texto Anterior: Santos pode desistir de Argel
Próximo Texto: Paulistas põem culpa na arbitragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.