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MOTOR
Histórias da F-1
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE
Crise é crise. E, durante crises, criatividade é a alma do
negócio. Como mostra uma tentativa maluca de triangulação
que está em curso para manter
Felipe Massa como piloto titular
na F-1 na próxima temporada.
A vaga seria aquela que ainda
sobra na Jordan, e o dinheiro, ao
final (ou no começo) de uma verdadeira cadeia "produtiva", é da
Petrobras. A novela é relativamente simples, acompanhe.
A Jordan tinha um contrato
com a estatal brasileira de patrocínio técnico de lubrificantes. Por
ele, o fornecimento de óleo era
trocado pela divulgação da marca Lubrax nos espelhinhos dos
carros amarelos da equipe.
Ocorre que Eddie Jordan entrou
em desespero ao saber que perderia seu principal contrato, com o
Deutsch Post. Sem recursos no
atacado, saiu retalhando os carros para fazer caixa, aliás, uma
especialidade sua -basta lembrar os primeiros modelos de Barrichello na categoria, que quase
pareciam colagens infantis. Sim,
Eddie subiu na vida.
Nesse ritmo, acabou fechando
as portas para uma eventual renovação com a Petrobras ao assinar com outra empresa de lubrificantes, européia. Ou seja, graças
às cláusulas de exclusividade, a
estatal estava fora da Jordan, o
que não era necessariamente um
problema, já que o grosso do investimento está na Williams.
É nesse momento que Massa
entra na história, e o problema
surge de fato. Dispensado de forma polêmica pela Sauber, o piloto
brasileiro saiu à caça de uma nova vaga. A melhor ou a única que
sobrou foi a da Jordan. Só que faltava um patrocinador, e a Petrobras, claro, virou a primeira saída, apesar do impedimento.
Algum gênio se lembrou de verificar na futura lista de parceiros
do time irlandês outra empresa
que tivesse interesse de ver um
brasileiro no time. Achou a Ford,
que fornecerá motores para a Jordan graças à saída da Honda.
(Novela dentro da novela, a fábrica japonesa resolveu empurrar
apenas a BAR a partir de 2003. E,
para não pagar rescisão milionária à Jordan, acertou o fornecimento de motores da concorrente
norte-americana em troca de um
acerto referente a outra negociação entre as duas montadoras.)
Faltava, então, criar a ponte entre a Ford e a Petrobras, que o tal
gênio resolveu da seguinte forma:
a montadora recomendar em publicidade ou nos manuais de proprietário o consumo do Lubrax,
algum comum no mercado.
Enfim, uma intrincada triangulação, que faz Massa depender de
pelo menos quatro contratos para
correr: Ford daqui-Petrobras,
Ford daqui-Ford de lá, Ford de
lá-Jordan e, claro, Jordan-Massa.
E, se os boatos estiverem corretos,
ainda tem um quinto, que não
deve ser impasse, Jordan-Ferrari.
Massa está topando qualquer
parada. E a F-1 também.
Villeneuve descascou Schumacher na "Autosport". E foi além
das críticas sobre a temporada
deste ano. Contou que o alemão,
após a confusão de Jerez, apareceu na festa dos pilotos e pôs uma
peruca amarela para brincar com
o canadense de cabelo pintado.
Depois, teria se aproximado do
rival apenas para que sua mulher
registrasse uma foto. E a foto, depois, apareceu nos jornais, com o
alemão dizendo que tudo estava
bem, que eram amigos. "Isso me
deixou muito zangado."
Schumacher não foi ouvido.
Regra inflacionária
Começou. A BMW já alerta que o novo sistema de classificação pode provocar uma nova escalada de custos na F-1. Como só terão
uma volta lançada para classificar seus pilotos, as fábricas poderiam montar unidades especiais, que durariam poucos quilômetros, mas muito mais potentes. A montadora bávara adianta que
não fará isso, mas que a concorrência pode fazer.
2003
Já estava confirmado o cancelamento da etapa brasileira da F-3000,
que era bancada pela Petrobras. A substituta será, também como
esperado, a F-Renault, que divulgou calendário nesta semana e fará sua etapa de abertura em Interlagos como preliminar da F-1. A
programação, digamos, "internacional" do automobilismo brasileiro se completa com as duas etapas da Super Nissan. O calendário
provisório foi publicado ontem, e as corridas, em Curitiba e São
Paulo, estão previstas para novembro.
E-mail mariante@uol.com.br
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