São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Português se exibe para cúpula da bola

DA REPORTAGEM LOCAL

Favorito ao título de melhor do mundo que será entregue pela Fifa no dia 12 de janeiro, o atacante português Cristiano Ronaldo, 23, irá se exibir ao presidente da entidade, Joseph Blatter, e a outros cartolas da instituição que deverá reconhecer sua supremacia na temporada.
Apesar de os campeonatos europeus estarem pela metade, a honraria concedida pela entidade que dirige o futebol contempla, principalmente, os feitos dos indicados na primeira metade do ano.
Nesse aspecto, ninguém bate o artilheiro do último Inglês e da última Copa dos Campeões, ambos vencidos pelo Manchester United no primeiro semestre deste ano.
Foi assim que Kaká se destacou ao levar o último prêmio, após o Milan ter ficado com a taça do tão cobiçado interclubes da Europa.
Cristiano Ronaldo levou todos os últimos principais prêmios individuais, incluindo a Bola de Ouro da revista "France Football".
O único tropeço do atleta no ano foi a eliminação com a seleção portuguesa nas quartas-de-final da Eurocopa, vencida pela Espanha.
"Cristiano Ronaldo mostrou desde o primeiro dia qualidade, caráter e valentia", afirmou o treinador do Manchester, Alex Ferguson. "Sua ascensão pode ser vista no número de gols marcados, que foi aumentando até os 42 da última temporada", disse.
Desde 1986 no cargo, Ferguson acompanhou toda a trajetória do atleta desde a contratação junto ao Sporting, em agosto de 2003. E deu entregou a ele a lendária camisa 7 do Manchester, vestida por craques como George Best e Beckham.
Ontem o técnico até comparou o pupilo a Pelé e Maradona. "Pelé marcou em semifinal de Copa quando tinha 17 anos. Maradona estreou pela Argentina aos 17. Cristiano tinha 18 [por Portugal]. Os sinais são os mesmos."
A proteção do manager a Cristiano Ronaldo até vira irritação quando se cita o interesse do Real Madrid no atleta. Ferguson chegou a falar em "máfia" ao se referir ao clube do presidente Ramón Calderón, que rebateu e negou o desejo em contar com o futebol de Ronaldo em 2009.
"Estou feliz aqui", falou o alvo. Hoje, Ronaldo completará o seu ano. Com a taça de melhor do mundo nas mãos, será um prenúncio do que virá no dia 12.0 (RC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Desconfiança e bolsas de apostas movem a LDU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.