São Paulo, Sábado, 22 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Depois de fracassos seguidos na Austrália, brasileiro vira jurado de concurso de beleza em Florianópolis
Kuerten vê biquínis para diluir derrota

FERNANDO ITOKAZU
enviado especial a Florianópolis

Depois de duas derrotas em suas duas primeiras partidas na temporada de 2000, o tenista brasileiro Gustavo Kuerten vai usar um concurso de biquínis e o surfe para relaxar antes do início dos treinos para a Copa Davis.
De bermuda, com corrente no pescoço e óculos escuros, Kuerten foi a grande atração de ontem no Reef Brasil Classic, a segunda etapa do WQS (World Qualifying Series, divisão de acesso do surfe mundial), na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).
O tenista assistiu a algumas triagens do campeonato e confirmou presença como jurado do Miss Biquíni, um dos eventos do campeonato, marcado para amanhã.
"De surfe eu não entendo muito, mas de biquíni acho que posso ser jurado", brincou o surfista nas horas vagas Gustavo Kuerten, 23, que havia chegado no final da noite de anteontem a Florianópolis, onde mora.
O catarinense disse que pretende ficar dois dias "de bobeira, vendo os caras", antes de iniciar os treinos para os jogos contra os franceses na próxima segunda-feira, pela Copa Davis.
"Minha preocupação agora é descansar. Vou deixar o surfe para quem sabe. É mais fácil ficar de fora, posso ficar só olhando e cornetando", disse Kuerten.
O Brasil enfrenta a França na primeira rodada da Davis, o principal torneio entre países, de 4 a 6 de fevereiro, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.
Segundo Kuerten, que terminou o ranking do ano passado da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) na quinta colocação, o fato de seus resultados na Austrália não terem sido bons deve servir como motivação.
O brasileiro perdeu para os espanhóis Francisco Clavet e Albert Portas, respectivamente, nas primeiras rodadas do Torneio de Sydney, na semana passada, e do Aberto da Austrália -o primeiro Grand Slam do ano ainda está sendo disputado em Melbourne.
"Como não fui tão bem na Austrália, agora preciso melhorar meu desempenho."
O brasileiro, que deve começar a treinar no local do confronto com a França na quarta-feira, disse que não encara as partidas como uma revanche.
No ano passado, o Brasil foi eliminado nas quartas-de-final da Davis pela equipe do capitão Guy Forget, na cidade francesa de Pau.
Na ocasião, os adversários festejaram vestindo camisas da seleção francesa de futebol, que comemorava um ano da conquista da Copa-98, também em cima do Brasil.
"Aquilo foi uma coisa normal, que faz parte. Acho que quem está de fora é que sente mais as dores", declarou Kuerten.
O brasileiro disse, porém, que isso não deve influenciar o comportamento da torcida.
"O pessoal já está acostumado com a competição. Não devemos ter nenhum problema."
Quatro anos atrás, no confronto entre Brasil e Áustria pela Davis, realizado em São Paulo, o ex-número um do mundo Thomas Muster acabou abandonando a quadra fazendo críticas ao comportamento dos torcedores, que, segundo ele, teriam insultado a equipe austríaca.

Preferidos
Gustavo Kuerten apontou três surfistas locais como potenciais vencedores da etapa do WQS.
"O Guga (Arruda), o Teco e o Neco (Padaratz) são os xodós do pessoal daqui. São os surfistas com os quais tenho um relacionamento mais direto", disse.
Os três estão entre os cabeças-de-chave que estréiam hoje na competição após dois dias de disputas preliminares.
O tenista também elogiou seu primo Daniel Kuerten, 16, que anteontem fez sua estréia em uma etapa do Circuito Mundial e foi eliminado na primeira bateria que disputou.
"O cara manda bem, fica 25 horas por dia dentro d'água", afirmou Kuerten. "Tomara que ele honre o nome da família como surfista, coisa que eu não consegui fazer", afirmou.


O jornalista Fernando Itokazu viaja a convite da organização do Brazil Reef Classic


Texto Anterior: Seleções fizeram preparação no Brasil
Próximo Texto: Basquete: Faltas viram prioridade para Franca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.