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São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

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AUTOMOBILISMO

Após anunciar pacote radical na semana passada, entidade faz ajustes para tentar agradar montadoras

FIA recua, mas bane eletrônica em 2003

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Seis dias depois de anunciar um pacote com mudanças radicais para a F-1, a FIA recuou e deu ontem sua palavra final sobre as modificações que serão introduzidas na categoria após um encontro entre seu Conselho Técnico e dirigentes das equipes em Londres.
Pressionada pelas montadoras, a entidade máxima do automobilismo resolveu suavizar as alterações no regulamento, que começam a valer nesta temporada.
A justificativa apresentada pela FIA é de que os times não economizariam dinheiro para realizar as modificações. Pelo contrário, acabariam gastando ainda mais.
A única mudança que entra em vigor antes do início do Mundial, dia 9 de março, na Austrália, é a proibição da telemetria ativa.
A telemetria convencional, em que as equipes monitoram o desempenho dos carros, será permitida até 2004, já que os times alegam não poder eliminá-la a tempo do início do campeonato.
A proibição do controle de tração, de largada e do câmbio automático começa a valer no GP da Inglaterra, dia 20 de julho.
O fim de qualquer tipo de comunicação via rádio durante as corridas, que havia gerado protestos, especialmente do pentacampeão Michael Schumacher, foi alterada. A FIA liberou o uso do rádio, mas com a condição de que ele seja um sistema isolado dos demais e que não consiga transmitir outro tipo de informação -além de inibir o jogo de equipe, a explicação para seu banimento era a de que poderia ser usado como substituto da telemetria ativa.
A entidade determinou ainda que as conversas via rádio terão que ser abertas para seus fiscais e para a TV. Além disso, a FIA estuda a possibilidade de liberar essas conversas para o público nas arquibancadas, o que é já é comum em categorias como Indy e IRL.
A necessidade de manter os carros "trancados" no Parc Fermé entre o fim do treino de sábado e a corrida, no domingo, também foi relaxada. Os monopostos poderão ficar nas garagens, mas o trabalho neles será limitado. Qualquer modificação mais profunda exigirá autorização dos fiscais.
A proibição do uso de carro reserva também mereceu explicações. Ele poderá ser utilizado caso não haja como consertar o carro titular. Além disso, terá que largar obrigatoriamente dos boxes.
A FIA, no entanto, preferiu não entrar em detalhes de como será o regulamento para as suas outras propostas, como a necessidade de um mesmo motor durar duas corridas em 2005 e seis em 2006.


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