São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FPF renega guia "lesivo" ao clube

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A FPF (Federação Paulista de Futebol) emitiu comunicado para corrigir informações do "Guia do Paulista", que dá o São Paulo como rebaixado no Estadual-1990 e que põe em xeque o Paulista-1991.
""A FPF informa que o texto publicado no "Guia do Paulista-2009" no que se refere a "O São Paulo não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a segunda divisão" não procede", diz a nota, que saiu um dia após a Folha mostrar trechos polêmicos da publicação.
A FPF diz ""lamentar as informações", e o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, atual desafeto são-paulino, disse que o time foi o ""legítimo campeão de 1991" -o guia diz que esse Paulista foi ""no mínimo esquisito" e ""beneficiou o São Paulo, que havia sido rebaixado, mas pôde disputar as finais".
A FPF culpou o historiador Rodolfo Kussarev pelas informações. ""Como pesquisador há mais de 20 anos, assumo a responsabilidade", diz ele, que alega ter usado como base ""A História do Campeonato Paulista", de André Fontenelle e Valmir Storti. ""O livro foi escrito com base nas informações dos jornais da época, entre eles a Folha, onde os dois autores trabalhavam como repórteres em 1997, ano do lançamento do livro", disseram os jornalistas.
Livro de Rubens Ribeiro com chancela da FPF relata que não houve rebaixamento no Paulista-1990.


Texto Anterior: Gol contra tira pontos do São Paulo na estreia
Próximo Texto: Opa: Rogério se surpreende com "suspensão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.