São Paulo, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Surfe para todas as idades


Nos próximos dias, atletas de todas as categorias do surfe começam a ir atrás de sonho em vários cantos do planeta


CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

A MOLECADA entra no mar de Stella Maris, BA, neste fim de semana atrás de um sonho: viajar para a Austrália e ficar durante um mês convivendo e surfando com os ídolos, que estarão na área para a abertura do WCT. O Rip Curl Grom Search reúne competidores nas categorias até 12 anos, 14 anos e as dos mais velhos, mirim e feminina, até 16, que valem o sonho.
A etapa de Salvador será a segunda do circuito, que começou no Rio Grande do Sul e termina no Guarujá. O garoto e a garota que somarem mais pontos em duas dessas provas vão para o Mundial, que acontece com a etapa de Bells Beach, a mais tradicional do Tour. Campeões em 2007, Miguel Pupo e Gabriela Leite já estão a caminho da Austrália para representar o Brasil e ficam lá estudando inglês num projeto de intercâmbio que faz parte do prêmio.
Um pouco mais velha, a turma do sub-20 estará na fria, longa e, potencialmente, grande onda de Punta de Lobos, Chile, a partir do dia 29 para a primeira etapa da seletiva sul-americana do Mundial da categoria. O Billabong Pro Junior Series define os representantes após duas etapas, e a segunda será no Rio de Janeiro. O Mundial é disputado na Austrália na primeira semana do ano, e o atual campeão é o brasileiro Pablo Paulino, na verdade bicampeão, igualando a marca do top 4 do mundo Joel Parkinson. O Brasil já venceu quatro das oito edições.
Para todas as idades, a divisão de acesso, WQS, estreou no Brasil com o Hang Loose Pro, terceira etapa do ano e primeira das oito programadas no país -o Brasil será o país que mais distribuirá prêmios e pontos neste ano. A prova em Fernando de Noronha mobilizou até o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que foi ratificar o interesse do Estado em sediar uma etapa do WCT, algo improvável em função do calendário da ASP.
Dois ex-competidores da elite fizeram a final da 25ª edição iniciando bem a batalha para o regresso à elite. Raoni Monteiro levou a melhor sobre o americano Gabe Kling e desempatou (13 a 12) a favor do Brasil a disputa com resto do mundo.

ESPORTE E CIDADANIA
Inclusão social e valorização do cidadão são referências para definir vencedores do prêmio.

SURFISTA DO ANO
Prêmio organizado pela "Fluir", com voto popular, deu a Rodrigo Dornelles o título de 2007.

EMOÇÃO E RAZÃO
Contrariado com o resultado contra Gabe Kling em Noronha, Peterson Rosa vociferou com os juízes e foi multado em US$ 5.000.

NA AUSTRÁLIA
Começam amanhã o Quiksilver Pro e o Roxy Pro, estréias do masculino e do feminino do WCT.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Stock car: Piloto deve ser julgado em 3 meses
Próximo Texto: Atacante faz, de novo, Santos respirar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.