São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Por árbitros, Del Nero vai punir técnicos

DA REPORTAGEM LOCAL Marco Polo Del Nero respondeu a Vanderlei Luxemburgo, que iniciou cruzada contra a arbitragem e o chefe dos juízes, o coronel Marcos Marinho. O presidente da FPF disse à Folha que vai punir técnicos que criticam árbitros e defendeu as finais no Parque Antarctica e no Moisés Lucarelli. "Vejo isso com bons olhos."0 (EAR)

 

FOLHA - Acha que a arbitragem prejudicou o Paulista?
MARCO POLO DEL NERO -
Eu acho o seguinte: vivíamos numa época em que a arbitragem era malvista. Mas com a chegada do [Marcos] Marinho, em 2005, a criação da corregedoria, que procura levantar irregularidades, tudo isso deu credibilidade aos árbitros. Hoje ninguém diz que os árbitros são desonestos.

FOLHA - Como o senhor avalia os erros que ocorreram?
DEL NERO -
Os árbitros têm só dois olhos enquanto eu, você, temos quatro, cinco câmeras à disposição. O erro vai haver sempre. O que não pode é o árbitro estar desatualizado. E isso não acontece com nossos árbitros. Temos de preservar a integridade deles.

FOLHA - O coronel Marcos Marinho segue no comando?
DEL NERO -
Não há nenhum pensamento em mudá-lo. Os técnicos gostam muito de passar a culpa quando perdem. E isso acontece quando o atacante deles perde um gol, quando o zagueiro falha, quando o goleiro leva um frango, quando arma mal sua equipe.

FOLHA - Nem a pressão de Luxemburgo pode mudar isso?
DEL NERO -
Vamos acabar com isso. Criaremos punições para os técnicos que falam mal dos árbitros.

FOLHA - O coronel Marinho diz que, se ele não proteger os árbitros dele contra as críticas, ninguém o fará. É isso mesmo?
DEL NERO -
O Luxemburgo diz que a democracia deve ser preservada. Então é isso. Precisa haver regras para punir quem fala demais. No meu entender, reclamou, é rua. Acho que os árbitros estão sendo muito bonzinhos.

FOLHA - O Parque Antarctica receberá a final do Paulista?
DEL NERO -
Não sei. Vamos analisar isso amanhã [hoje], mas eu vejo isso com bons olhos.

FOLHA - E o gás no vestiário pode vetar o estádio?
DEL NERO -
Tudo será analisado. Há um inquérito para apurar o que ocorreu.


Texto Anterior: Ponte: Clube prefere jogo em casa a verba
Próximo Texto: Parreira leva Joel Santana para dirigir África do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.