São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

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Limite é dúbio entre os "piratas" e os "espertos"

DO ENVIADO A SEUL

Ainda estão indefinidos os limites entre o que é uma estratégia "esperta" de publicidade nos eventos esportivos e o que é simplesmente pirataria -ambos podem se encaixar dentro dos limites do que hoje é chamado de ""ambush marketing".
Reside aí a grande dificuldade legal para encaixar a maior parte dos casos de "carona" na imagem de eventos esportivos como sendo passíveis de punição.
Na maioria dos países, a jurisprudência ainda é embrionária. Casos em que a empresa que se diz vítima de marketing ilegal são raros.
Um dos mais curiosos, aliás, aconteceu numa Copa do Mundo, a EUA-1994.
O estranho foi que a disputa ocorreu entre dois dos patrocinadores oficiais, a Mastercard e a Sprint.
O acordo da Mastercard, estabelecia que teria direitos exclusivos para explorar a imagem da Copa em todo o pagamento por cartão. A Sprint, porém, que tinha um contrato em uma categoria inferior, usava a logomarca em seu cartão telefônico. A Mastercard venceu no tribunal em Nova York. (RD)



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