São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ala planeja jogos em Natal e Brasília

DO ENVIADO A RIBEIRÃO PRETO

Agora aposentado das quadras, Oscar ainda planeja fazer dois jogos de despedida. Um deles seria em Natal (RN), terra em que o ala nasceu, em 1958, e o outro em Brasília (DF), onde começou a jogar pelo Unidade Vizinhança.
Sua idéia é atuar metade do jogo com a camisa do Flamengo, clube em que encerrou a carreira, e metade com a do time brasiliense.
Não seria a primeira despedida do ala. Em 1992, Oscar atuou na Olimpíada de Barcelona. Na época, declarou que seria sua última competição vestindo a camisa do Brasil -foi a despedida de uma geração que atuou junto com o cestinha, como Marcel e Cadum.
A equipe, dirigida pelo técnico José Medalha, ficou em quinto lugar nos Jogos. O ala foi o destaque do Brasil, marcando 198 pontos -foi o cestinha do torneio.
No entanto, quatro anos depois, o jogador estava novamente em quadra. Convencido pelo técnico Ary Vidal, defendeu o Brasil em sua quinta Olimpíada, nos EUA.
Na época, o treinador pediu sua volta, já que a seleção não havia se renovado suficientemente. O time acabou na sexta colocação, mas Oscar foi novamente o destaque, tendo completado 1.093 pontos em cinco edições olímpicas.
Apenas mais dois jogadores de basquete disputaram cinco Jogos: o porto-riquenho Teofilo Cruz e o australiano Andrew Gaze.
Há cerca de um ano, o ala afirmou que a atual seria sua última temporada no basquete.
Neste ano, o cestinha realizou um de seus sonhos, jogar ao lado de Felipe, 16, seu filho, pelo Flamengo. Porém ontem teve uma grande decepção, com a eliminação de sua equipe do Nacional.
O Flamengo ainda não programou uma despedida. No entanto, deve aposentar do time a camisa 14, usada por Oscar. Seria o primeiro jogador do basquete rubro-negro a receber tal homenagem.
A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) também quer prestar uma homenagem ao ala. No entanto, a entidade informou que o assunto só será tratado após o fim do Nacional-2002, em junho.
Neste ano, também está prevista outra festa para o jogador. Oscar será homenageado no Mundial de Indianápolis, no dia 28 de agosto, durante a cerimônia de abertura da competição. (ALF)



Texto Anterior: Jogador deve tentar assumir a CBB em 2005
Próximo Texto: Automobilismo: FIA pode vetar Ferrari no GP da Inglaterra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.