São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

Promessa cumprida
Promete mais

FÁBIO VICTOR
FERNANDO MELLO
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
RODRIGO BUENO
SÉRGIO RANGEL
ENVIADOS ESPECIAIS A SHIZUOKA

Se promessa é dívida, Luiz Felipe Scolari, 53, está no azul com os 169.799.170 de brasileiros.
Dirigida pelo técnico gaúcho, a seleção do Brasil conquistou na madrugada de ontem, ao bater a Inglaterra por 2 a 1, uma vaga na semifinal da Copa Coréia/Japão, conforme ele prometera antes mesmo de chegar à Ásia.
A mão do mais caro técnico da história da seleção em Copas -R$ 370 mil mensais, quase US$ 2 milhões até agora- pousou sobre o time verde-amarelo, que ontem jogou de azul, em sua primeira partida contra uma equipe tradicional neste Mundial.
A classificação veio à la Scolari, bem ao estilo que o consagrou nos clubes que dirigiu, com direito a lágrimas, chutões "para o mato", medalhinha de santa, catimba e discurso motivacional.
No aspecto tático, a equipe também esteve bem ontem. A defesa, problemática até então, conseguiu segurar os ingleses. E o meio-campo não comprometeu, apesar de persistirem os recorrentes problemas de ligação com o ataque.
Mesmo após a expulsão de Ronaldinho, no segundo tempo, o Brasil manteve-se superior ao adversário. E Scolari foi ousado. Trocou Ronaldo por Edílson, quando seu retrospecto "retranqueiro" pediria fechar o time.
Já nos bastidores, com a promessa paga e o Brasil pela terceira vez seguida entre os quatro melhores da Copa, com cinco vitórias consecutivas, o que não ocorria desde o Mundial do México, em 1970, o técnico durão, segundo relato de jogadores, chorou.
"Alegria, dever cumprido, agradecimento ao povo brasileiro, que acreditou desde o início em nosso trabalho. Encontramos dificuldades, mas conseguimos implantar um espírito na equipe", disse.
O adversário do Brasil sairá do confronto entre Senegal e Turquia, às 8h30 de hoje, quando a seleção inicia sua preparação em Saitama, local do jogo decisivo da próxima quarta-feira. Ontem também a Alemanha avançou, após supera os EUA por 1 a 0.
Scolari, que classificou o time para Copa e cumpriu a meta da semifinal, entra agora na terceira fase de sua missão: o pentacampeonato. "Acho que a gente não deve se contentar com terceiro, quarto lugar, até mesmo segundo. Temos condições de conseguir o título", disse o goleiro Marcos.


Próximo Texto: Solistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.