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MOTOR
Que sono!
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE
Esqueça a F-1, é muito chato.
Ainda mais perto da Copa
mais legal dos últimos tempos.
Se o leitor não concorda, o teste
pode ser (ou poderia ser, se o sono
acumulado de ontem permitir) a
manhã de hoje, quando o treino
oficial do GP da Europa vai acontecer excepcionalmente antes da
partida entre o sensacional Senegal e a sobrevivente Turquia.
A coluna pode até ser obrigada
a se retratar, mas a chance de assistirmos a uma classificação modorrenta é bem grande, basta
lembrar o que vem acontecendo
nesta temporada ferrarista.
Em compensação, meia hora
depois da bandeira quadriculada
é quase certo que um número
bem maior de aparelhos de TV esteja ligado para outro show de
Diouf e Fadiga, astros do time que
dança depois de matar.
Grandes espetáculos esportivos
podem ser traduzidos pela qualidade da disputa ou mesmo pela
dos oponentes. A Copa Coréia/Japão coleciona resultados desiguais, zebras e surpresas, mas o
que mais atrai até aqui é a absurda quantidade de disputa. É possível falar qualquer coisa de uma
partida como Itália x Coréia, exceto que não houve disputa e,
consequência direta, emoção.
Em compensação, é muito difícil afirmar que a F-1 está produzindo qualquer tipo de disputa
decente nesta temporada. Contam-se alguns lampejos do segundo pelotão, uma ou outra dificuldade técnica da Ferrari e é só.
Nem mesmo uma corrida secundária entre McLaren e Williams se concretiza. Andam tão
no limite que qualquer esforço fora do planejado compromete.
A única alternativa para a falta
de concorrência seria a escuderia
italiana se encarregar do show,
mas nem isso é factível, dado que
seu compromisso é apenas com
um piloto. Pior, sua habilidade e
equipamento estão a anos-luz do
resto do grid. Não há hipótese.
Schumacher, em outros anos,
contava com um carro inferior ou
pelo menos parelho aos da concorrência. Este ano, de tão absoluto, prejudica. Faz lembrar
aqueles dois anos chatíssimos da
Williams, com Mansell e Prost
empurrados pela mais fina eletrônica ativa. Sem falar que naquela
época existia um tal de Senna para fazer chover de vez em quando
e lembrar o público de que a coisa
poderia sim ser diferente.
Para piorar, o domínio de Schumacher parece cada vez mais longevo, nada indica que um sexto
título seja algo improvável.
E não adianta apontar a crise
mundial como justificativa para
tantos problemas. Quando a TV
exige que seu programa mude de
horário, a razão é uma só: existe
algo no ar que fatura mais.
Honestamente, não me lembro
de qualquer treino ou corrida que
tenha mudado de horário por
exigência alheia. Lembro sim de
Ecclestone ter dado de ombros
quando os britânicos liderados
por Damon Hill pediram para
uma sessão de classificação ter
seu horário alterado por causa do
funeral da princesa Diana, evento
que o mundo parou para assistir.
Não há solução imediata, a não
ser quebrar outra perna de Schumacher ou proibir a Ferrari de
usar uma das quatro rodas. O
atual mecanismo da F-1 é refratário a qualquer tipo de novidade,
surpresa e, indiretamente, à disputa, à concorrência, ao show.
E o curioso é que a categoria é
muito mais bem administrada
que o futebol. Talvez seja esse justamente o segredo. O que falta é
um pouco de bagunça.
Le Mans
Outro show da Audi, recorde histórico para a trinca Frank Biela,
Tom Kristensen e Emanuele Pirro, que conquistaram a terceira vitória em três anos. O que incomoda nestas provas de longa duração são essas "eras" provocadas por investimentos pesados de
montadoras. É certo que o modelo R8 é um carro excepcional. Como foram os Peugeots de alguns anos atrás e os Porsche. Mas a verdade é que corre sozinho. Le Mans, nos últimos anos, é a síntese do
esporte a motor. Ganha quem tiver mais dinheiro para torrar.
Barrichello
Dizem que Todt e Schumacher foram sabatinados por Ecclestone,
ontem, em Nurburgring. Parece claro que o assunto foi a reunião
da próxima semana, quando a FIA, também dizem, vai tirar a vitória de Zeltweg do alemão, surrupiada do companheiro brasileiro
nos metros finais. Ou o encontro serviu apenas para afinar o discurso ou vem baixaria da grossa por aí. A conferir.
E-mail mariante@uol.com.br
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