São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção busca "jeito moleque" de Ronaldinho

Preparador físico diz que se encontrará com o jogador para traçar seus treinos para a seleção olímpica, que joga hoje amistoso

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A VOLTA REDONDA

O preparador físico da seleção, Paulo Paixão, garantiu ontem que o meia-atacante Ronaldinho vai entrar em campo para enfrentar a Bélgica, no dia 7 de agosto, na estréia da equipe olímpica em Pequim.
A convocação de Ronaldinho para a Olimpíada foi imposta pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Dunga já havia admitido que não contava com o meia-atacante nos seus planos.
"Temos tempo suficiente para deixá-lo em forma até lá. Vou tentar fazer o Ronaldinho voltar a ter aquele jeito moleque em campo", disse Paixão, que deverá se reunir amanhã com o jogador, em Porto Alegre, para definir toda a preparação.
Hoje, às 11h (sem TV), a seleção olímpica enfrentará um combinado de reservas de clubes do Rio, em Volta Redonda, no último amistoso da equipe antes dos Jogos de Pequim.
Na seleção, o técnico Dunga segue caminho semelhante ao de Vanderlei Luxemburgo, que colecionou derrotas nas eliminatórias e perdeu o cargo após a queda do time em Sydney-00.
Com o empate com a Argentina (0 a 0), a seleção está em quinto nas eliminatórias da Copa-2010. Se o torneio terminasse hoje, teria que disputar pela primeira vez a repescagem.
Antes da marca negativa de Dunga, Luxemburgo havia levado o time à mesma colocação. Após derrota para o Paraguai (2 a 1, em julho de 2000), a seleção foi à zona da repescagem.
Além das fracas campanhas nas eliminatórias, os rendimentos de Dunga e Luxemburgo são praticamente os mesmos. De 1998 até 2000, o atual palmeirense obteve 34 vitórias, 12 empates e cinco derrotas (aproveitamento de 74,5% dos pontos). Dunga vai um pouco pior. Desde agosto de 2006, o gaúcho já trabalhou em 30 jogos -19 vitórias, sete empates e quatro derrotas (71,9%).
Luxemburgo, porém, deixou o país antes dos Jogos em melhor situação nas eliminatórias -quarto lugar, com 14 pontos.
Naquela rodada, a oitava, Romário foi o destaque dos 5 a 0 sobre a Bolívia no Maracanã. Além da fraca campanha do time, Luxemburgo enfrentava problemas na Justiça.
Réu em processo por sonegação fiscal e acusado por supostos ganhos na negociação de jogadores, o técnico perderia o cargo após a eliminação para Camarões em Sydney. A Olimpíada também poderá tirar Dunga da seleção.


Texto Anterior: Artilheiro fala em mudança de atitude
Próximo Texto: Olímpico: Pato elogia retorno de Ronaldinho e pede foco nos jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.