São Paulo, Domingo, 22 de Agosto de 1999
Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Destaque nos anos 90, Estado tem apenas 2 equipes entre as 8 com melhor aproveitamento de pontos
SP tenta evitar vexame no Brasileiro

da Reportagem Local

O futebol de São Paulo, que tem o maior número de clubes na divisão de elite, busca hoje reverter seu pior desempenho dos últimos quatro Campeonatos Brasileiros.
Antes dos jogos de ontem, apenas dois paulistas -Corinthians e Guarani- tinham aproveitamento de pontos entre os oito melhores da competição, o que garante vaga para a próxima fase.
O Santos, que apesar de estar em sétimo na classificação geral até anteontem, ganhou 53% dos pontos disputados -apenas o décimo melhor desempenho.
No ano passado, por exemplo, São Paulo teve quatro clubes entre os oito que disputaram as finais do Brasileiro.
O Estado tem pelo menos um representante na final desde 93, quando o Palmeiras ganhou o título em decisão contra o Vitória.
Em 99, o único paulista que não decepciona é o Corinthians, que ganhou seus quatro jogos iniciais e tem o melhor ataque da competição até o momento.
Na rodada de hoje, os quatro "grandes" do Estado que estão fora da zona de classificação por aproveitamento de pontos estarão em campo.
No Parque Antarctica, o Palmeiras, que tem seu pior início de Brasileiro na era Parmalat, enfrenta o Gama, que ganhou seus quatro pontos nos dois últimos jogos que realizou. Dos cinco confrontos do time brasiliense, quatro foram contra paulistas, com duas derrotas (Corinthians e Guarani), um empate (Santos) e uma vitória (Botafogo-SP). A equipe do técnico Luiz Felipe Scolari só venceu um jogo em cinco.
No Morumbi, o São Paulo, que não passa da primeira fase do Brasileiro desde 94, enfrenta o Botafogo-SP, time com a pior defesa entre os paulistas -11 gols sofridos em cinco jogos.
Com uma nova derrota (perdeu os dois últimos jogos), o clube pode demitir o já ameaçado técnico Paulo César Carpegiani.
Na Vila Belmiro, o Santos, sem o técnico Emerson Leão, que deixou o clube ontem, pega o Guarani, que também deve sair da lista dos oito melhores se perder hoje.
A Lusa, que ainda não venceu fora do Canindé, enfrenta o Coritiba na casa do adversário.
Em 98, as duas equipes se enfrentaram nas quartas-de-final do Brasileiro, com vitória paulista.
Além dos "grandes", a Ponte Preta também é outro paulista que joga na rodada de hoje.
O time enfrenta o Paraná em Campinas, onde disputou três dos quatro jogos que fez pelo Campeonato Brasileiro-99.
Na quarta-feira passada, a Ponte Preta e o Guarani protagonizaram o jogo mais violento do Brasileiro nos últimos 14 anos, com 105 faltas.
Completando a rodada, acontecem mais três jogos -Vasco x Vitória, Cruzeiro x Atlético-PR e Inter-RS x Atlético-MG.
O time gaúcho tem a pior campanha da competição até agora, com derrotas nos quatro jogos que disputou.


Próximo Texto: Minas e Paraná dominam competição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.