São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milésimo gol suscita polêmica

DA REPORTAGEM LOCAL

"Pelé, o Atleta do Século" também não foge à polêmica sobre o milésimo gol de Pelé.
O livro relata que o ex-jogador poderia ter marcado seu milésimo gol contra o Botafogo-PB, em 14 de novembro de 1969.
O jogo estava 3 a 1 para o Santos, e Pelé já havia marcado o 999º. Porém o goleiro Jair se contundiu, e Pelé foi para o gol. A façanha foi adiada.
Dois dias depois, não fosse um zagueiro do Bahia ter tirado a bola em cima da linha, o "gol mil" teria saído na Fonte Nova. Os torcedores baianos, que lotaram o estádio esperando pelo feito, vaiaram o seu jogador.
O livro dá como verdadeira, portanto, a versão de que o milésimo gol de Pelé foi feito em 19 de novembro, contra o Vasco, no Maracanã, de pênalti.
Um levantamento feito pela Folha em 1995, porém, mostra que Pelé realmente marcou o milésimo gol contra o Botafogo-PB, também de pênalti.
Por três meses, a Folha pesquisou o passado do ex-jogador, cruzando dados de 12 jornais com súmulas do arquivo do Santos e constatou uma falha na estatística oficial da carreira de Pelé. O erro de contagem foi constatado em um jogo de 1959- quando o atleta servia o Exército-, válido pelo primeiro Sul-Americano Militar de Futebol, contra a seleção do Paraguai.
De acordo com os jornais da época, essa partida aconteceu em 18 de novembro, terminou 4 a 1 para o Brasil, e Pelé marcou um gol, o segundo da partida.


Texto Anterior: + Esporte - Pense: Livro fotográfico homenageia os 60 anos do "atleta do século" Pelé
Próximo Texto: Futebol - Tostão: O técnico, o barco e o nevoeiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.