São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos dão sinal verde a eventos no país

DA REPORTAGEM LOCAL

José Serra e Luiz Inácio Lula da Silva acham que o Brasil deveria tentar abrigar o maior número possível de eventos internacionais.
Mais enfático que o petista sobre o assunto, o tucano acha que o país tem "todas as condições de abrigar a Copa do Mundo" de 2010, que deve ser na África, ou a de 2014, que Joseph Blatter, presidente da Fifa, afirmou que poderia ser no Brasil.
"O Brasil, por ser a maior potência futebolística do planeta, já deveria ter sediado, na segunda metade do século passado, uma edição da Copa do Mundo. É uma questão de justiça, não apenas para o país, mas para toda a América Latina."
Segundo Serra, "nossas principais cidades possuem infra-estrutura hoteleira de alto nível e arenas esportivas de primeira qualidade". "Basta que o país invista na modernização desses espaços para realizar uma Copa do mais alto nível."
Lula, por sua vez, preferiu não entrar na especificidade do projeto da CBF, que sonha em ver o país recebendo um Mundial de futebol.
O petista limitou-se a dizer que "motivos não faltam para o governo se envolver em campanhas para o Brasil sediar eventos internacionais", mas evitou falar em Copas do Mundo.
O petista ainda lembrou que "o Rio de Janeiro acabou de ser escolhido para ser sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007", o que por si só seria um fato importante. "Além de atrair investimentos para a região, eventos como esse atraem turistas e elevam a auto-estima do povo brasileiro."
Serra concorda com Lula e afirma que "a indústria dos eventos esportivos internacionais está consagrada como uma das mais importantes ferramentas da indústria nacional do turismo".
O tucano acha que "os eventos são verdadeiros festivais face à sua capacidade de gerar empregos e oferecer frentes de trabalho específicas" e cita o caso de Portugal, que irá abrigar a Eurocopa-2004. "Eles se empenharam para conquistar o direito de sediar o Europeu e já estão aplicando recursos volumosos na remodelação dos estádios." (JCA)


Texto Anterior: Presidenciáveis frequentam estádios
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Real Madrid, desfalcado, promove hoje a estréia de Ronaldo na Copa dos Campeões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.