São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal mantém série invicta, agora com Scolari

Técnico volta mais comportado, e seleção sofre, mas cumpre 13º jogo sem revés

Treinador brasileiro evita xingamentos e gritos no campo durante a partida e, depois da classificação, exalta renovação do elenco


DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Felipe Scolari voltou ao banco. E, sob o comando do técnico que conduziu o time a boas campanhas nos últimos anos, Portugal se classificou para a fase final da Eurocopa.
Um empate sofrido, sem gols, com a Finlândia, no Porto, foi o suficiente para que a seleção portuguesa, invicta agora há 13 jogos (incluindo dois amistosos), carimbasse seu lugar no torneio europeu, que acontecerá em junho do ano que vem, na Áustria e na Suíça.
Foi a primeira partida de Scolari após a punição de três jogos por ter dado um soco no sérvio Dragutinovic.
E, no retorno, o técnico se segurou. Scolari não foi o mesmo de outros jogos. Foi um personagem muito mais comportado do que de costume.
Não se viram os tradicionais gritos, gestos e protestos à beira do campo. O treinador gaúcho se segurou durante quase toda a partida: evitou as reclamações com a arbitragem ou as provocações aos adversários.
Só não se conteve quando o duelo já estava nos últimos minutos. Scolari protestou com o quarto árbitro, foi repreendido e voltou à área técnica.
O técnico se disse feliz pelo feito e aproveitou o momento de êxito para celebrar a "renovação" do elenco português -depois da Copa do Mundo, jogadores consagrados, como o meia Figo, deixaram a seleção.
"Muitos jovens cresceram e poderão dar já para a Euro-2008 tudo o que queremos em uma equipe", disse o treinador, que exaltou a dificuldade de garantir a vaga, usando como exemplo o fracasso da Inglaterra. "Muitas seleções tradicionais não conseguiram. É muito difícil uma classificação aqui na Europa. Por isso ficamos felizes com a classificação."
Entre os jovens que mereceram destaque, Scolari, campeão mundial com o Brasuil em 2002, elogiou a atuação do zagueiro Pepe, brasileiro naturalizado português, que ontem fez seu primeiro jogo como titular pela seleção ibérica.
Scolari também aproveitou para selar a paz de vez com os torcedores da cidade do Porto, porção da população portuguesa que esteve entre os maiores críticos de seu trabalho.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Gringa" alavanca o golfe nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.