UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Fora de forma, volante do Corinthians é monitorado por sistema GPS

Satélites ajudam Vampeta a perder gordura das férias

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Fora de forma, o volante Vampeta vai contar com um monitoramento feito por satélites para perder cerca de seis quilos.
O atleta corintiano se apresentou anteontem, após mais de um mês de férias, por isso está fora dos planos do técnico Geninho para as primeiras partidas do Paulista, que começa sábado.
Ontem, o preparador físico Moraci Sant'Anna disse que o excesso era de aproximadamente seis quilos. Segundo ele, o volante já se livrou de dois quilos.
Para ficar enxuto, nos primeiros treinos Vampeta tem a ajuda do sistema GPS (sigla em inglês para sistema de posicionamento global), baseado em satélites e muito usado para rastrear veículos na tentativa de evitar roubos.
O jogador está correndo em volta do gramado com um sensor no braço, que emite e recebe sinais de satélites. Um relógio no pulso mostra, graças aos satélites, a velocidade e a distância percorrida.
"São 24 satélites monitorando todos os deslocamentos do atleta durante o trabalho. Fica tudo registrado, todas as variações", explicou o preparador físico.
Segundo Renato Lotufo, fisiologista do clube, o sistema faz com que o jogador cumpra exatamente o que foi programado pela comissão técnica. "O Vampeta, nesse começo de trabalho, tem que correr a 12 km/h", disse Lotufo.
Esse equipamento foi usado pelos outros atletas nos treinos em Extrema (MG) e também por Lucas e Liedson, que chegaram nesta semana. "Com esses aparelhos não tem como dar um "migué" e correr menos", disse Liedson.
Sant'Anna define hoje se Geninho poderá ter todos os reforços pelo menos na reserva contra o Marília, na abertura do Estadual, desde que suas documentações estejam regularizadas.
Até Liedson e Lucas têm chances, mas Vampeta está descartado. "Os dois estavam treinando enquanto o Vampeta estava parado", afirmou Sant'Anna.
Segundo ele, Lucas participou dos treinos no Cruzeiro e Liedson trabalha sob sua orientação desde quinta-feira passada, numa academia de São Paulo.
Já Vampeta, que havia dito ter engordado quatro quilos, aguardou o desfecho de sua negociação na Bahia. "Minhas férias começaram no dia 17 de dezembro. Voltei a trabalhar no dia 21 de janeiro. Como o certo é ter um mês de férias, acho que só estou quatro dias atrasado", afirmou o volante ao retornar ao trabalho.
O preparador físico disse que quer colocar Vampeta para jogar 45 minutos contra o Botafogo, no dia 1º de fevereiro, pela terceira rodada do Estadual. Vai ser a última partida do clube antes da estréia na Libertadores, no dia 5.
O técnico Geninho ainda espera as contratações do meia Jorge Wagner, do Cruzeiro, e do goleiro Tavarelli, do Olimpia (Paraguai), que seguem negociando.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Terra à vista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.