São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sorteio nos EUA projeta nova era

TÊNIS
Federer e Nadal podem fazer semi pela 1ª vez em 6 anos


FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Chamado de "quinto Grand Slam", o Masters 1.000 de Miami começa hoje e tem a chance de presenciar uma nova era no tênis.
Sorteio pôs o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer do mesmo lado da chave, e eles jogam em uma eventual semifinal -seria a primeira vez em um torneio nesse formato desde 2005.
Entre os maiores da história, eles dominaram o circuito de maneira nunca vista.
Das 261 semanas computadas pela Associação dos Tenistas Profissionais desde julho de 2005, quando Nadal chegou à vice-liderança, em apenas 27 eles não dividiram as duas primeiras posições.
Além de se revezarem como número um no período, eles ganharam 21 dos 24 últimos títulos de Grand Slam.
É justamente o atleta que mais "furou" esse domínio quem proporciona a chance de um encontro prematuro entre Nadal, o líder do ranking, e Federer, o terceiro.
O sérvio Novak Djokovic, 23, ganhou dois Abertos da Austrália (2008 e 2011) e aparece agora como número dois pela 25ª semana na carreira.
Na confecção da chave de um grande torneio, os líderes são posicionados em extremidades opostas e só se enfrentam na final, e um sorteio decide o lado do terceiro colocado. Assim, Nadal e Federer disputaram o título 18 vezes nos 22 jogos que fizeram.
A última vez que eles jogaram fora da final em um torneio padrão foi em 2005, em Roland Garros -houve duas semifinais em torneios disputados em fase de grupos.
"Estou jogando com muita confiança", disse Djokovic, que acumula uma invencibilidade de 18 jogos oficiais em 2011, no melhor início de ano de um tenista desde 1986.
"Ele tem grande chance de terminar o ano como número um", disse Nadal, 24, que o venceu em um jogo-exibição na Colômbia anteontem.


Texto Anterior: F-1: Ecclestone negocia circuito nos EUA para substituir GP australiano
Próximo Texto: O fator Lucas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.