UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Será fundado em julho o São Paulo Madrid, time amador na Espanha

São Paulo monta clone em Madri para fazer nome

MARÍLIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A diretoria são-paulina resolveu levar a sério o apelido de Real Madrid da Vila Sônia, alusivo ao elenco que possui e aos elogios que a própria diretoria faz aos seus jogadores. Hoje o clube vai anunciar a criação de uma "filial", o São Paulo Madrid.
Modesto, o clube que será fundado oficialmente no próximo dia 1º de julho já existe: chama-se Santangelo Club Aficionado e ocupa a terceira colocação na tabela do torneio da liga amadora de futebol de Madri.
O acordo entre dirigentes espanhóis e são-paulinos foi fechado em março e não envolve repasse de dinheiro ou intercâmbio de jogadores. É um projeto do departamento de marketing do São Paulo Futebol Clube para divulgar o seu nome na Espanha.
Diferentemente das franquias que o clube já possui na Coréia do Sul, na China e na Tailândia, o São Paulo Madrid não terá que pagar US$ 90 mil para usar a marca do clube brasileiro e ainda vai ganhar uniformes Topper, iguais ao do SPFC, porém com as suas iniciais no símbolo triangular: SPM.
"Nós vamos investir em uniformes, três ou quatro jogos de camisas que vamos enviar por ano para vestir os jogadores. Não terá dinheiro. É uma iniciativa marqueteira. Para fazer nome", disse Edson Lapolla, diretor de marketing do São Paulo, que fechou o acordo e acumula a mesma função na "filial" de Madri, cujo patrimônio limita-se a um campo de futebol.
Outro dirigente do São Paulo brasileiro que já tem cargo no time de Madri é o assessor da presidência Marcos Almeida, que acompanhou Lapolla na viagem à Espanha, que inicialmente tinha outro objetivo: estudar os sistemas de segurança e de acesso aos estádios espanhóis.
"Por causa de uma viagem de negócios, outro negócio foi fechado. Havíamos levado um jogo de camisas porque o Fernando Young, que trabalha para a fabricante dos sistemas, havia dito que seria uma atitude simpática. Aí conhecemos também o Gerardo Aranda Alcocer, diretor-presidente do Santangelo. Conversamos e acertamos a criação do time, que já foi inscrito com o novo nome na liga", contou Lapolla.
Alcocer, torcedor fanático do Real Madrid, e Young, 28, brasileiro, são-paulino, engenheiro e artilheiro do Santangelo, também já estão ligados ao SPFC. Foram nomeados "cônsules" do clube na Espanha -decisão já aprovada em reunião de diretoria.
Além de ter um time usando a sua camisa em campos espanhóis, o São Paulo ganha outra promoção com o acordo: a venda regular de produtos licenciados do clube brasileiro na loja oficial da liga amadora da qual faz parte o SPM, no centro de Madrid.
Já os jogadores do SPM terão que se acostumar com a pressão. Os dirigentes brasileiros e espanhóis querem que o time chegue à terceira divisão do Espanhol na temporada 2004/2005.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Saiba mais: Criação de filiais já é hábito entre clubes brasileiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.