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Chuva e bate-boca marcam GP
Massa, que perdeu a liderança de prova na Alemanha perto do fim, escuta pito de Alonso e retruca
Espanhol fica a 2 pontos do líder do Mundial de F-1, Hamilton, após triunfar na corrida mais emocionante do ano; brasileiro está em 3º
DA REPORTAGEM LOCAL
O GP da Europa ontem teve
de tudo. Teve chuva pela primeira vez na temporada. Teve
duas largadas, ultrapassagens e
acidentes. Teve recorde de pilotos liderando a prova -cinco- e Spyker na liderança. Teve Felipe Massa a quatro voltas
de ganhar. Teve a vitória de
Fernando Alonso, que bateu
boca depois com o brasileiro.
Foi graças à chuva, que transformou o início da corrida em
um caos, que Alonso pôde ultrapassar o ferrarista, chegar à
18ª vitória em sua carreira e diminuir de 12 para 2 pontos sua
desvantagem para Lewis Hamilton no Mundial de F-1.
"Esta vitória foi muito importante para o campeonato.
Quando você vence e seus principais concorrentes terminam
em segundo ou terceiro, sua
desvantagem não diminui muito", disse o espanhol, que vibrou muito no pódio, ao lado de
Massa, o segundo, e Mark Webber, da Red Bull, o terceiro.
Mas, mais feliz do que pela
vitória, que acabou com a série
de dois triunfos seguidos da
Ferrari, Alonso estava contente
por ter visto Hamilton e Kimi
Raikkonen não pontuarem em
Nurburgring, o que deixou a
disputa pelo título novamente
aberta a sete corridas para o encerramento da temporada.
"A corrida foi muito empolgante, tanto para dirigir como
para ver, apesar das condições
difíceis que enfrentamos", falou Alonso. "As três primeiras
voltas foram inacreditáveis."
E foram mesmo. A largada foi
dada com pista seca. Pole, Raikkonen manteve-se na ponta.
Massa, que largou em terceiro,
partiu para cima de Alonso, que
saiu em segundo, e ganhou a
posição do piloto da McLaren.
Na metade da primeira volta,
começou a chover forte no circuito alemão. Sem conseguir ficar na pista com pneus para seco, os pilotos tiveram que parar. Raikkonen foi o primeiro,
mas viu sua Ferrari escapar na
entrada dos boxes e foi obrigado a dar outra volta na pista encharcada com pneus para seco.
Massa e Alonso, que vinham
logo atrás, aproveitaram o erro
do finlandês e pararam para
suas trocas. Mas na quarta volta, mesmo com todos já tendo
trocado seus pneus, a chuva era
muito forte, e os acidentes começaram. Numa mesma curva,
foram seis os pilotos que perderam o controle do carro. Nesse
momento, a direção da prova
resolveu interromper o GP e
esperar melhores condições.
Depois de 22 minutos de interrupção, a corrida foi retomada com o safety car na pista. A
relargada só aconteceu na oitava volta, com Massa na frente,
seguido por Alonso. Sem chover, a pista começou a secar.
Raikkonen, que a essa altura
estava em sexto lugar, foi o primeiro dos pilotos de ponta a parar para colocar pneus para seco novamente, na 11ª volta. No
giro seguinte, Massa e Alonso
também pararam, e o finlandês
alcançou a terceira colocação.
As posições permaneceram
essas até a metade da corrida.
Raikkonen, que vinha pressionando Alonso pelo segundo lugar, errou. E, algumas voltas
depois, seu carro perdeu rendimento até parar na pista.
Após nova rodada de pits,
Massa continuava na ponta
sem ser ameaçado pelo piloto
da McLaren. Na 50ª volta, tinha 4s4 de folga para Alonso.
Mas, dois giros depois, voltou
a chover fraco. Os pilotos foram
obrigados a parar mais uma vez
para poder completar a prova.
E foi exatamente aí que a corrida trocou de mãos. Alonso
voltou com o carro melhor e
partiu para cima de Massa, que
resistiu por duas voltas à pressão, até não ter mais condições.
Os dois carros se tocaram antes que o espanhol assumisse a
liderança, o que provocou
enorme discussão após o GP.
"Eu não sei direito o que
aconteceu. Meu carro estava se
comportando bem na chuva,
mas aí veio a parada. O jogo de
pneus que eu coloquei estava
vibrando muito, e não consegui
mais manter o ritmo", lamentou Massa, que, como consolo,
reassumiu o terceiro posto no
Mundial de Pilotos e voltou a ficar na frente de Raikkonen, seu
companheiro de Ferrari. "Foi
uma pena a chuva voltar, porque eu estava no controle."
Com agências internacionais
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