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Calendário força F-1 a trabalhar mais em GP
Escuderias têm 2 semanas de folga depois da Hungria
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BUDAPESTE
Quando a FIA divulgou o calendário de 2009, com três finais de semana sem F-1 após o
GP da Hungria, todos os times
da categoria festejaram.
Em tempos de crise, a ideia
de passar alguns dias sem trabalhar para economizar dinheiro agradou a todo mundo.
Mas agora, às vésperas do período de descanso, o plano já
não parece tão bom para alguns
times, especialmente aqueles
que já estão priorizando o desenvolvimento de seus modelos para 2010, como Ferrari e
McLaren, por exemplo, que
ainda correm atrás da primeira
vitória nesta temporada.
Em Budapeste, onde neste
domingo acontece a décima
etapa do Mundial da categoria,
às 9h (de Brasília), as duas semanas de inatividade, que vão
de 3 a 16 de agosto, significarão
um pouco mais de trabalho.
Pelo menos nos treinos livres, que começam na madrugada de amanhã (às 5h). Isso
porque, com a proibição dos
testes durante a temporada, as
equipes têm utilizado os ensaios livres para experimentar
componentes que colocarão
em uso somente mais tarde.
Como boa parte delas já "desistiu" de lutar pelo título de
2009, desde Nurburgring, onde
há duas semanas foi disputado
o GP da Alemanha, as escuderias passaram a testar coisas de
seus modelos do ano que vem.
Além disso, o clima quente
na Hungria irá propiciar mais
tempo de pista para os pilotos.
E a parada, inédita na história da F-1, pode prejudicar o andamento de alguns programas,
já que as fábricas das escuderias permanecerão fechadas.
A medida faz parte do pacote
da Fota (a associação das equipes) para cortar custos na categoria, um dos pontos de desacordo entre times e FIA para o
Mundial de 2010 e que tem emperrado a assinatura de um novo Pacto de Concórdia. O acordo, que rege comercialmente a
F-1, deve ser finalizado e ratificado em breve -espera-se que
neste fim de semana.
Mas não é só isso que a Ferrari irá perder. John Iley, chefe de
aerodinâmica, deixará seu cargo ao final do ano -ele é um dos
responsáveis pelo F60, o modelo deste ano. Com isso, Nikolas
Tombazis, designer chefe do time de Maranello, assumirá
também a função que ficará
aberta com a saída de Iley, que
estava na Ferrari desde 2003.
NA TV - Treino do GP da Hungria
Sportv, ao vivo, às 5h de amanhã
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