São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reservas garantem Brasil na semifinal

Com grande atuação de Sidão e Marlon, seleção sai do sufoco, vence a Sérvia e se classifica em 1º no Grupo E

DE SÃO PAULO

A seleção brasileira de vôlei mais uma vez sofreu para vencer, mas ontem assegurou a sua vaga na semifinal da Liga Mundial, que será disputada amanhã, às 17h30.
Um dia após ganhar da Argentina só no tie-break, o Brasil voltou a ter dificuldades diante da Sérvia, mas venceu por 3 sets a 2 (21/ 25, 25/22, 18/ 25, 25/20 e 16/14).
"Ufa! Sofrimento. A gente está passando por muita coisa neste ano. Está todo mundo querendo derrubar a gente", disse o ponta Murilo após a vitória, que garantiu ao Brasil a liderança no Grupo E. "Quem entra do banco está ajudando e é assim que se monta um time vencedor."
De fato foi do banco que saíram os atletas que ajudaram a seleção a se reerguer nos momentos em que os sérvios lideravam o placar.
O meia Sidão, que fez os últimos dois pontos do jogo, e o levantador Marlon foram os que mais se destacaram.
Bernardinho teve que usar praticamente todas as peças de seu banco para montar em quadra o melhor sexteto a cada momento. A ousadia rendeu bons frutos, já que o técnico teve que lidar com time irregular e desconcentrado em diversos momentos.
O Brasil entrou em quadra no primeiro set com o levantador Bruno, os centrais Lucas e Rodrigão, o oposto Leandro Vissotto e os ponteiros Murilo e Dante. Liderados por Starovic, os sérvios venceram a primeira parcial.
A partir de então, Bernardinho ousou. No segundo set, ele substituiu o levantador Bruno e por Marlon. Sacou o meio de rede Lucas e promoveu a entrada de Sidão. E trocou Dante por Giba.
As alterações surtiram efeito. Giba brilhou no ataque, e o Brasil conseguiu equilibrar o confronto, vencendo a parcial por 25/22.
No set seguinte, a seleção voltou a cair de produção. Starovic forçou o saque, e os sérvios aproveitaram os contra-ataques para liderar a parcial. Sem ritmo, Giba, que não disputava um jogo desde o dia 9, sentiu dificuldades na recepção. A Sérvia venceu com facilidade: 25/18.
Bernardinho teve que sacar seu capitão de quadra, substituindo-o por Dante, mas manteve os reservas Sidão e Marlon. Esse sexteto voltou a equilibrar o jogo. O set foi disputado, mas no final o Brasil empatou, levando a partida para o tie-break.
Logo no início da parcial decisiva, o Brasil abriu ligeira vantagem graças à atuação destacada de Vissotto no ataque e de Marlon na distribuição de jogadas.
Quando o jogo parecia definido com 11 a 8 para o Brasil, a arbitragem cometeu um erro e decidiu voltar o ponto.
Starovic entrou no saque, e a Sérvia igualou o placar: 11 a 11. Seguiu empatado até 14 a 14, quando Sidão decidiu. O meio de rede fez dois pontos, levando o país à vitória.


Texto Anterior: Atletismo: Fabiana Murer vence em Mônaco pela Liga Diamante
Próximo Texto: Seleção está mais "brasileira" na Liga Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.