São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ginastas precisam obedecer a roteiro e ganhar oito jurados

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito jurados definem hoje quem deixará o Ginásio Olímpico com o ouro do solo. Cada ginasta tem 90 segundos para executar a série, e a nota sai rápido, em cerca de um minuto.
Ao fim de cada exibição, dois jurados, o A1 e o A2, dão a nota de partida, a pontuação máxima que a ginasta pode receber.
Imediatamente, outros seis árbitros, do painel B, dão descontos ou acréscimos. São avaliados três tópicos: cinco exigências básicas (um ponto), execução da série (cinco pontos) e elementos obrigatórios (2,8 pontos). O 1,2 restante para completar dez fica a cargo dos juízes, conforme a análise da performance da atleta.
Os elementos da coreografia, acrobáticos ou artísticos, são divididos em categorias: A, B, C, D, E e Super E. Na parte obrigatória, a ginasta tem que apresentar pelo menos quatro As (0,1 ponto cada um), três Bs (0,3) e três Cs (0,5).
As exigências básicas no solo são uma seqüência acrobática com dois mortais, três mortais diferentes em toda a série, uma seqüência de dança, giros e a última acrobacia, de valor C ou D. Os elementos de categoria D, E e Super E dão acréscimos de 0,1, 0,2 e 0,3 ponto.
O duplo twist carpado e sua versão esticada apresentados por Daiane dos Santos rendem, cada um, pelo menos 0,3. Qualquer erro, entretanto, prejudica a série e até mesmo as bonificações.
A pior falha é a queda, que acarreta desconto de meio ponto. Ao final da avaliação do painel B, são descartadas a maior e a menor das seis notas. A média das outras quatro define a pontuação final.
Segundo Yumi Sawasato, única árbitra brasileira na ginástica artística dos Jogos, a chance de erro nas avaliações, como ocorreu na final do individual geral masculino, é muito pequena. "Há uma padronização, um código de notas. As acrobacias da Daiane, por exemplo, são mais difíceis, mas a série vale dez por igual. Vale a precisão. Se der um passo a mais, é capaz de perder."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Para campeã mundial, participar da final já é uma vitória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.