São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLIVALENTE

Costas quentes, ombros largos

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Minha prima cretina da ilha de Creta, Strava Gancia, enviada especial desta coluna à Olimpíada de Atenas, constatou que, nos restaurantes gregos, se você pedir "makaronada", o garçom irá lhe servir um prato de macarrão.
Nome de rua em Atenas e astro maior da equipe grega, o velocista Kostas Kenteris (ou Costas Quentes, para os íntimos) deve ter feito os antepassados virarem na tumba. Os dribles que deu no antidoping já entraram para a história desta Olimpíada e do esporte de seu país, um registro que começou a ser escrito há mais de 2.000 anos.
Grandes pensadores da Antigüidade eram fanáticos por esporte. Segundo estudiosos, o filósofo Platão teria sido um lutador viril. Seu nome verdadeiro seria Aristócles, mas ele acabou conhecido como Platão em razão dos ombros (platus) largos.
O Sófocles de "Antígona" e "Édipo Rei" foi outro adepto da prática esportiva. Consta que ele teria sido jogador de uma versão antiga do handebol. E o matemático Pitágoras era reverenciado como técnico de várias modalidades esportivas.
Se eu fosse o Kenteris, pediria correndo a cidadania albanesa!


Texto Anterior: Para campeã mundial, participar da final já é uma vitória
Próximo Texto: Hipismo: Com Baloubet, Pessoa tem mau início no individual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.