São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros com perfis opostos fazem hoje estréia na Austrália

DO ENVIADO A SYDNEY

Um veterano de duas Olimpíadas no que talvez seja a sua última chance e um novato promissor, desconhecido até o ano passado.
São esses os perfis dos dois atletas brasileiros que estréiam hoje no estádio Olímpico de Sydney, nas primeiras eliminatórias dos 400 m e dos 110 m com barreiras.
O baiano Eronildes Araújo foi semifinalista nos 400 m com barreiras em Barcelona-92. Em Atlanta-96 chegou à final, mas terminou em oitavo lugar. Em Sydney, aos 30 anos, diz que o pódio é possível. "Estou jóia, em boa forma. E acho que a experiência é muito importante em uma competição como a Olimpíada, que envolve tanta pressão", afirmou.
Os números, porém, dão uma outra visão às chances do brasileiro. Sexto mais rápido do ano na sua prova, deve repetir o feito de Atlanta. Para se tornar medalhista, porém, terá que superar atletas como o britânico Chris Rawlinson e Samuel Matete, de Zâmbia.
Em 99, foi o quarto no Mundial de Sevilha. As eliminatórias começam às 4h15 (de Brasília).
Contrastando com a experiência de Eron, como Araújo é chamado entre os atletas, Márcio Simão, 25, chega como o brasileiro de menor vivência internacional.
Seu grande feito foi ter quebrado o recorde sul-americano dos 110 m com barreiras no Troféu Brasil do ano passado, no Rio.
"Vim para a Olimpíada para ganhar experiência, mas é claro que o sonho é poder avançar pouco a pouco e chegar até a final", disse Simão, que no Mundial de 99 foi eliminado já na primeira rodada.
Nos 110 m, passam para as semifinais os dois melhores de cada bateria mais os quatro atletas com melhores tempos que ficarem de terceiro para baixo. Nos 400 m, os dois mais rápidos nas baterias também passam às semifinais. A repescagem, porém, só contempla dois atletas. (FSX)

Texto Anterior: Cubano diz ter "ânimo renovado"
Próximo Texto: Velocistas do revezamento falham
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.