São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NADO SINCRONIZADO
Gêmeas brasileiras apostam, de novo, em ritmo brasileiro


As irmãs Isabela e Carolina de Moraes, que estréiam nesta madrugada nas eliminatórias de duetos, "dançam" coreografia de Novos Baianos


DO ENVIADO A SYDNEY

Dançar o Brasil dentro d'água. Como no Pan-Americano, em que surpreenderam e empolgaram a platéia, as gêmeas Isabela e Carolina de Moraes, 20, repetem a aposta numa coreografia embalada por música brasileira para chegarem a uma final olímpica.
Bronze em Winnipeg-99, quando se apresentaram ao som do xaxado (ritmo pernambucano) ""Xique-Xique", de Tom Zé e José Miguel Wisnik, receberam da dupla uma música composta especialmente para os Jogos.
A partir da 0h desta noite (horário de Brasília), estarão participando dos dois dias de eliminatórias do dueto. Na primeira rodada, ao lado de outras 23 nações, cumprirão a rotina obrigatória -em que têm avaliada uma série de movimentos básicos.
Nesse dia, usarão uma música instrumental dos Novos Baianos.
Para a apresentação livre, na madrugada de segunda (Brasil), farão a coreografia de quatro minutos (a obrigatória pode durar até 2min20s), tendo como fundo a música ""Peixe Vivo".
""É uma música com um ritmo um pouco mais lento do que o xaxado, mas muito bonita. Nós conseguimos fazer uma coreografia com elementos dinâmicos, rápidos, que se encaixam muito bem no ritmo", disse Isabela.
Ela reconhece que um dos intuitos é seduzir o público com os ritmos nacionais -e, se possível, estender a sedução aos dez juízes.
""Normalmente, os jurados se mantêm impassíveis, se deixam influenciar muito pouco. Mas, se agradarmos ao público, é sinal de que fizemos uma boa apresentação", diz a competidora, que, a exemplo da irmã, mora nos EUA.
A nova coreografia está sendo ensaiada há seis meses. Foi com ela que conquistaram a vaga nos Jogos, ao terminarem em 14º lugar no Pré-Olímpico, disputado em abril na piscina no Aquatic Centre de Sydney, a mesma em que estarão competindo. (JOSÉ ALAN DIAS)


Texto Anterior: Baleias interferem em competição
Próximo Texto: Pioneiros não disputam o esporte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.