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Torcida quebra recorde no Brasileiro
Média de público do Nacional, a maior do século, cresce nas últimas rodadas mesmo com campeão praticamente certo
Após fim de semana com estádios cheios pelo país, aumento de torcedores na competição em relação a 2006 quase bate em 30%
MÁRVIO DOS ANJOS
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Brasileiro, com pontos corridos e campeão praticamente
definido, bateu recorde de torcedores no último fim de semana. A 32ª rodada foi a que mais
atraiu público no ano, o melhor
do século em termos de torcedores no campeonato -é o Nacional com mais gente no estádio, em média, desde 1999.
No fim de semana, o Nacional registrou 3 dos 10 maiores
públicos do campeonato sem
clássico regional. No Flamengo
2 x 0 Grêmio, o recorde: 63.189
pagantes no Maracanã. No Morumbi, 60.378 pessoas foram
ver São Paulo 1 x 0 Cruzeiro. No
Mineirão, Atlético-MG 1 x 0
Vasco atraiu 48.704 torcedores. Parque Antarctica e Aflitos
estavam praticamente lotados.
A média de público do Brasileiro-07, segundo o Datafolha, é
de 16.125 torcedores por partida. Isso representa aumento de
quase 30% em relação a 2006,
que viu cenário semelhante ao
deste ano -o São Paulo assumiu a ponta com folga, deixando as maiores emoções para as
lutas por Libertadores, Sul-Americana e contra o descenso.
"Explico o sucesso ao amadurecimento do sistema de pontos corridos, ao qual o torcedor
se acostumou. Na verdade, são
quatro campeonatos sendo disputados: o do título, os das vagas nos dois torneios continentais e o do rebaixamento. Nos
dez jogos de cada rodada, é difícil haver jogo sem atração", diz
Marcelo Portugal Gouvêa, vice
de planejamento do São Paulo.
O time do Morumbi lidera o
Brasileiro, mas é vice em média
de público como mandante, ficando atrás do Flamengo. Aliás,
na rodada passada, com estádios cheios, todos os mandantes venceram, algo até então
inédito em uma rodada do Brasileiro nos pontos corridos.
"Neste ano, o Flamengo pôs
1,225 milhão de pessoas no Maracanã. Que torcida pode colocar isso pagando ingresso? Os
clubes da Europa vendem carnês para sócios, mas fazer as
pessoas irem até a bilheteria e
comprar ninguém faz. O Flamengo é fenômeno social. Não
dá para procurar muita explicação lógica para isso", diz Márcio
Braga, o presidente do clube.
O torcedor tem aproveitado
promoções para adquirir ingresso, mas a parceria dos clubes com a Nestlé, por exemplo,
já acontecia no ano passado. A
meia-entrada, muito comum
atualmente nos estádios, também não é fenômeno recente.
Em Pernambuco, a promoção "Todos com a Nota" é um
dos fatores que ajudam o Sport
a manter uma média de público
alta -é o terceiro que mais leva
torcedores como mandante.
Num estádio com capacidade
de 30 mil pessoas, 15 mil bilhetes são destinados à promoção,
na qual R$ 100 em notas fiscais
dão direito a três entradas.
"É claro que as promoções
também ajudam, mas vejo
principalmente o fato de o torcedor ter-se acostumado à fórmula de disputa", diz Gouvêa.
Alguns dos principais estádios do país, como o Maracanã
e o Morumbi, passaram recentemente por melhorias para se
adequar ao Estatuto do Torcedor e também para, muito provavelmente, abrigar partidas da
Copa do Mundo de 2014.
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