São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

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Torcida quebra recorde no Brasileiro

Média de público do Nacional, a maior do século, cresce nas últimas rodadas mesmo com campeão praticamente certo

Após fim de semana com estádios cheios pelo país, aumento de torcedores na competição em relação a 2006 quase bate em 30%

MÁRVIO DOS ANJOS
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasileiro, com pontos corridos e campeão praticamente definido, bateu recorde de torcedores no último fim de semana. A 32ª rodada foi a que mais atraiu público no ano, o melhor do século em termos de torcedores no campeonato -é o Nacional com mais gente no estádio, em média, desde 1999.
No fim de semana, o Nacional registrou 3 dos 10 maiores públicos do campeonato sem clássico regional. No Flamengo 2 x 0 Grêmio, o recorde: 63.189 pagantes no Maracanã. No Morumbi, 60.378 pessoas foram ver São Paulo 1 x 0 Cruzeiro. No Mineirão, Atlético-MG 1 x 0 Vasco atraiu 48.704 torcedores. Parque Antarctica e Aflitos estavam praticamente lotados.
A média de público do Brasileiro-07, segundo o Datafolha, é de 16.125 torcedores por partida. Isso representa aumento de quase 30% em relação a 2006, que viu cenário semelhante ao deste ano -o São Paulo assumiu a ponta com folga, deixando as maiores emoções para as lutas por Libertadores, Sul-Americana e contra o descenso.
"Explico o sucesso ao amadurecimento do sistema de pontos corridos, ao qual o torcedor se acostumou. Na verdade, são quatro campeonatos sendo disputados: o do título, os das vagas nos dois torneios continentais e o do rebaixamento. Nos dez jogos de cada rodada, é difícil haver jogo sem atração", diz Marcelo Portugal Gouvêa, vice de planejamento do São Paulo.
O time do Morumbi lidera o Brasileiro, mas é vice em média de público como mandante, ficando atrás do Flamengo. Aliás, na rodada passada, com estádios cheios, todos os mandantes venceram, algo até então inédito em uma rodada do Brasileiro nos pontos corridos.
"Neste ano, o Flamengo pôs 1,225 milhão de pessoas no Maracanã. Que torcida pode colocar isso pagando ingresso? Os clubes da Europa vendem carnês para sócios, mas fazer as pessoas irem até a bilheteria e comprar ninguém faz. O Flamengo é fenômeno social. Não dá para procurar muita explicação lógica para isso", diz Márcio Braga, o presidente do clube.
O torcedor tem aproveitado promoções para adquirir ingresso, mas a parceria dos clubes com a Nestlé, por exemplo, já acontecia no ano passado. A meia-entrada, muito comum atualmente nos estádios, também não é fenômeno recente.
Em Pernambuco, a promoção "Todos com a Nota" é um dos fatores que ajudam o Sport a manter uma média de público alta -é o terceiro que mais leva torcedores como mandante. Num estádio com capacidade de 30 mil pessoas, 15 mil bilhetes são destinados à promoção, na qual R$ 100 em notas fiscais dão direito a três entradas.
"É claro que as promoções também ajudam, mas vejo principalmente o fato de o torcedor ter-se acostumado à fórmula de disputa", diz Gouvêa.
Alguns dos principais estádios do país, como o Maracanã e o Morumbi, passaram recentemente por melhorias para se adequar ao Estatuto do Torcedor e também para, muito provavelmente, abrigar partidas da Copa do Mundo de 2014.


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