São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jade volta à final, mas se resguarda

GINÁSTICA
Para se poupar, atleta não tentará série difícil no Mundial


Pierre-Philippe Marcou/France Presse
Jade Barbosa executa saldo no Mundial de ginástica na Holanda

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DE SÃO PAULO

Após 797 dias, a ginasta Jade Barbosa volta a uma final de sua prova preferida em competição internacional.
Mas hoje, quando pisar no Palácio de Esportes Ahoy, em Roterdã, na Holanda, para disputar uma medalha no salto, a atleta de 19 anos está impedida de arriscar, inovar ou até mesmo simplificar a estratégia já traçada.
"Ela não vai fazer os saltos mais difíceis. Uma coisa é treinar no ginásio, com espuma, sem impacto, sem pressão. Outra coisa é aqui. Então não vai fazer. Jade está voltando. Não queremos que ela se estoure", afirma a técnica do Brasil, Viviane Araújo.
Ela explica que Jade exibirá na decisão a mesma série que apresentou na fase classificatória do Mundial de Roterdã, quando tirou a terceira melhor nota das finalistas.
A atleta também se mostra reticente a reutilizar todos os elementos de maior dificuldade, com os quais se destacou nas temporadas 2007 e 2008. "Eu tenho que ir com mais calma agora do que em 2008, para não me prejudicar", diz a ginasta carioca.
Ela revela que, mesmo com a crônica lesão no punho direito, ainda é capaz de executar os saltos mais difíceis, mas que eles não serão apresentados na final hoje.
A posição da atleta e da treinadora tem aval da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), que já trabalhava com a possibilidade de terminar o Mundial sem medalha.
"Nosso objetivo está no ano que vem, quando queremos as seleções completas ", disse Klayler Mourthé, supervisor de seleções da CBG.
Jade terá que executar com perfeição seus saltos e torcer, já que pelo menos três das sete rivais na decisão ostentam notas de partida (o máximo que a série vale) mais altas.

NA TV
Mundial de ginástica Finais individuais
9h Sportv


Texto Anterior: Foco: Independiente paga torcida por segurança em estádio
Próximo Texto: Aos 16, russa é a mais completa da competição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.