São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fluminense fica na Série B "sub judice"

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

O Fluminense vai permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro "sub judice" até janeiro.
Apesar de as duas últimas partidas do quadrangular final da Série C estarem confirmadas para hoje à noite (Náutico x Fluminense e São Raimundo x Serra), uma série de ações serão impetradas pelos clubes em janeiro na Justiça esportiva para garantirem a classificação à Série B.
Anteontem, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou a classificação antecipada de Fluminense e Serra à segunda divisão ao dar, por meio de um ato administrativo, dois pontos para o clube carioca. Com isso, a diretoria do Náutico já anunciou que entrará na Justiça esportiva.
Ontem à tarde, o advogado do clube, José Mauro do Couto Filho, disse que na próxima semana protocolará uma ação pedindo os pontos das duas partidas disputadas contra o São Raimundo.
Segundo Filho, o jogador Ademir, do time amazonense, atuou de forma irregular nas partidas (dias 15 e 17) contra o Náutico.
A escalação de Ademir no jogo contra o Fluminense levou o diretor técnico da CBF, Alfredo Nunes, a assinar anteontem à noite um ato administrativo dando ao clube carioca os pontos da partida, disputada no dia 12. O jogo terminou em 0 a 0. Ademir havia recebido o quinto cartão amarelo na partida anterior, o que o São Raimundo contesta.
A concessão do ato administrativo pela CBF deu ao Fluminense os pontos necessários para disputar a Série B do ano 2000.
""A decisão da CBF teria que nos beneficiar do mesmo jeito. Se o Ademir não cumpriu a suspensão automática contra o Fluminense, ele não poderia jogar na partida seguinte, que foi contra o Náutico", disse o advogado do clube pernambucano.
""Como isso não ocorreu, vamos pedir os seis pontos", afirmou o advogado, que entrou ontem na CBF com um pedido de revisão do ato administrativo negado por Nunes em favor do Náutico.
Caso vença hoje, o time pernambucano manterá as chances de conseguir a vaga para a Série B do próximo ano no tapetão se ganhar os pontos dos jogos em que foi derrotado pelo São Raimundo.
Com um ponto cassado até agora pela CBF, o São Raimundo também anunciou ontem que vai recorrer da decisão.
A partir de janeiro, a Comissão Disciplinar do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) vai julgar as ações impetradas pelos clubes e o ato administrativo.
Com os pontos que ganhou, o Fluminense voltou à segunda divisão após uma temporada na Série C. Seu primeiro rebaixamento foi em 1996, revertido no ano seguinte por uma manobra da CBF.
Alegando que o Brasileiro-96 perdera a credibilidade após acusações de manipulação de resultados, a CBF reconduziu os rebaixados. Ao final do Nacional-97, porém, o Fluminense voltou a ser atingido pelo descenso. E, em 1998, foi rebaixado para a Série C.


Com a Reportagem Local

Texto Anterior: São Paulo descarta reforços, e Culpi anuncia corte na equipe
Próximo Texto: As derrotas da CBF na Justiça comum
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.