São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Técnico usa o esquema com que terminou o ano passado para bater o América e alcançar a 2ª vitória no Paulista

São Paulo revive o 3-5-2 e chega a 100%

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo teve que ressuscitar o esquema 3-5-2 para conseguir a sua segunda vitória no Campeonato Paulista, ontem à noite, em São José do Rio Preto.
Depois de um primeiro tempo movimentado, que terminou em 2 a 2, (quando atuou no 4-4-2), o técnico Emerson Leão voltou a usar o esquema com que terminou a temporada passada para vencer o América por 4 a 3 e viu seu time chegar à segunda rodada com 100% de aproveitamento.
Com o resultado, o time do Morumbi vem seguindo à risca o planejamento feito pelo seu treinador: quatro vitórias nos quatro primeiras rodadas.
O São Paulo iniciou o jogo forçando os cruzamentos não demorou para sair na frente do placar. Cicinho jogou a bola na área para a entrada em velocidade de Diego Tardelli, que chutou sem chance para Rafael, aos 8min.
No entanto, o time deu mostras de que ainda não assimilou o novo esquema -4-4-2. A equipe não acertava o posicionamento e os zagueiros ficavam no mano-a-mano com os atacantes.
E aos 18min, após um lançamento do zagueiro Douglas, o time da casa empatou. Rodrigo não fez o corte, e Lairson cruzou para Finazzi fazer: 1 a 1.
Vulnerável atrás, o time de Leão seguiu arriscando nos arremates e fechou a primeira etapa com sete chutes (dois no gol) e um aproveitamento de 28,5%, dois a menos que o América, que acertou o alvo três vezes com 33% de eficácia.
Preocupado com o ritmo acelerado do jogo, o técnico Leão pediu aos seus jogadores que forçassem mais as bolas na área para Grafite e Diego Tardelli. Mas foi numa jogada pelo meio do ataque que o São Paulo volto a marcar.
Júnior recebeu pelo lado esquerdo da área e chutou rasteiro. Danilo desviou do goleiro e a bola entrou: 2 a 1, aos 31min.
O América partiu para cima em busca do empate e a defesa são-paulina voltou a passar sufoco, irritando Leão. O gol do time da casa não demorou a sair. Paulo Santos entrou na área e foi travado na hora do chute, mas a bola sobrou novamente para Finazzi empatar em 2 a 2, aos 36min.
Insatisfeito com a atuação da equipe, Emerson Leão mudou a cara do seu time para o segundo tempo. Colocou o São Paulo novamente no 3-5-2 e fez ainda duas mudanças: sacou Danilo para a entrada de Vélber e trocou Marco Antonio pelo zagueiro Fabão.
O segundo tempo começou com as duas equipes marcando muito. Impaciente com o time, a torcida fez o coro de "ão, ão, ão, coloca o Falcão".
No entanto, o terceiro gol acabou vindo de uma jogada de bola parada. Aos 25min, o goleiro Rogério cobrou falta e voltou a colocar o São Paulo na frente.
Com a vantagem, e novamente com três zagueiro em campo, o São Paulo parou de vacilar atrás e passou a ameaçar com mais freqüência o time americano.
E numa jogada pela direita com Cicinho, a vitória foi definida. Ele entrou pela direita na área, cortou para dentro e bateu cruzado: 4 a 2 aos 32min. Com a vitória garantida, Leão atendeu a torcida e colocou Falcão. No seu principal lance, o jogador deu uma bicicleta, mas não pegou bem na bola. No fim, Finazzi ainda descontou para o América e fez o seu terceiro gol no jogo.


Texto Anterior: Torneio é preparação da Libertadores, diz técnico
Próximo Texto: Desempenho da defesa deixa técnico irritado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.