São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio-09 tem grandes dizimados

Fora o Flamengo, times tradicionais refazem elencos para Estadual após perderem vários titulares

Fluminense, Botafogo e Vasco são obrigados a escalar maioria de novatos para a estreia no torneio, que começa nesta tarde


DA REPORTAGEM LOCAL

Se em São Paulo os reforços multiplicam-se e as equipes mantêm a maioria dos seus titulares, os grandes do Rio de Janeiro, com exceção do Flamengo, perderam quase todos seus principais jogadores de 2008. Foram obrigados a refazer os elencos para o Estadual.
Para se ter uma ideia, apenas 48% dos prováveis titulares dos cariocas na estreia da competição estavam em suas equipes no ano passado. São 21 dos 44 jogadores que devem estar em campo nos quatro times.
Nas suas estreias no Paulista, os quatro grandes tiveram cerca de três quartos das equipes compostas por jogadores que já estavam nos clubes em 2008.
O Rio de Janeiro viu apenas o Flamengo seguir esse caminho. O time tem apenas o novato Willians em sua formação titular prevista para a estreia -o restante é de veteranos.
Realidade diferente vivem Botafogo e Vasco, que estreiam hoje na competição. Os vascaínos pegam o Americano, em São Januário, às 18h15. Os botafoguenses enfrentam o Boavista, em Saquarema, às 16h.
Rebaixado no Brasileiro do ano passado, o Vasco tem só três titulares que atuaram pelo time em 2008: o goleiro Thiago, o zagueiro Fernando e o volante Amaral. O restante do equipe-base é formado por novatos, com destaque para os meias Carlos Alberto e Léo Lima.
Jogadores desconhecidos, alguns que não emplacaram em outras equipes, completam o elenco vascaíno.
A reforma era natural diante da má campanha no ano passado. Mas, nela, o clube perdeu jogadores que pretendia manter no elenco, pois eram seus principais nomes. Eram os casos de Leandro Amaral, Wagner Diniz e Madson. Fora o aposentado Edmundo.
Foram 15 jogadores que saíram, com a entrada de 18 reforços para o elenco.
O mesmo ocorreu no Botafogo. Com desempenho razoável em 2008, o time deve ter apenas quatro remanescentes de 2008 em seu primeiro jogo.
Com um corte profundo na folha salarial, a recém-eleita diretoria botafoguense não conseguiu manter os ídolos da torcida Túlio e Lúcio Flávio. Ainda perdeu as duplas de zaga e de ataque, entre eles o agora corintiano Jorque Henrique.
No total, foram 15 jogadores que saíram e outros 11 que chegaram. Entre os recém-chegados, está o atacante Reinaldo, ex-São Paulo, que, contundido, não entrará em campo hoje.
O Fluminense, que vai estrear amanhã, diante do Cabofriense, perdeu dez jogadores e contratou outros 12. Só para o São Paulo perdeu Júnior César, Arouca e Washignton.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Um lugar e todos os tempos
Próximo Texto: Bom filho: Emprestado até julho, Thiago Neves volta às Laranjeiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.